Dia dos Namorados em 2023: programador criativo usou IA para recriar namorada 

Programador criou aplicativo que imita a namorada, desde o visual até a personalidade. A versão IA da pessoa interage com mensagens e até envia fotos.



Imagine que namora um programador que usa a inteligência artificial (IA) para criar uma versão idêntica a você, imitando até mesmo a sua personalidade. Esse seria considerado um presente de Dia dos Namorados romântico ou bizarro? Foi exatamente essa ideia que o desenvolvedor Enias Cailliau teve e colocou em prática.

Leia mais: ‘Risco existencial’: Reino Unido quer regulamentar IA por temer pela humanidade

Usou IA para replicar a namorada

O profissional criou o aplicativo GirlfriendGPT, que recria qualquer pessoa, pois tem como base as informações publicadas nos perfis das redes sociais do indivíduo e, simplesmente assim, uma versão IA é criada. Ela é capaz de conversar por mensagens de texto e até áudio. Veja mais detalhes dessa criação ao longo do texto.

Cailliau conta ter desenvolvido uma fascinação pelos modelos de linguagem avançados da OpenAI e sobre como eles são capazes de efetuar atividades inimagináveis, o que o levou a criar um sistema semelhante que é capaz de imitar o comportamento humano.

Inspirado por vários programas de inteligência artificial que recriam relacionamentos com namoradas virtuais, ele decidiu desenvolver o seu próprio, fornecendo a possibilidade de os usuários desenvolverem a sua própria versão totalmente personalizada. Tudo isso foi feito com o Bard, da Google. Outras plataformas, como ElevenLabs e Stable Diffusion, foram dando características visuais à Sacha, a suposta namorada do programador.

E como seria receber uma versão sua de IA como presente de Dia dos Namorados? A companheira do desenvolvedor adorou a ideia e até se sentiu lisonjeada, uma vez que o namorado poderia recriar uma personalidade famosa, mas a escolheu de toda forma. No Twitter, Cailliau mostra o resultado do trabalho que ainda exibe algumas falhas na voz, mas os aspectos se assemelham bastante à realidade.

E como ficam os princípios éticos nesta história?

Nos últimos dias, especialistas do setor expressaram preocupações sobre os riscos que a inteligência artificial pode trazer à humanidade. A ideia de Cailliau, apesar de ser interessante, pode fugir do controle, uma vez que o seu aplicativo facilita a clonagem de qualquer pessoa que tenha informações publicadas suficientes na internet. O desenvolvedor afirma não dar tanta atenção à ética, mas reforçou que a ferramenta tem potencial.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário