Destaques do dia: Relatório da reforma tributária deve sair hoje; Câmara instala CPI das Pirâmides Financeiras; Relatora apresenta plano de trabalho da CPMI do 8 de janeiro; Frente fria derruba as temperaturas

CPMI do 8 de janeiro e relatório da reforma tributária estão entre os principais assuntos desta terça-feira (6).



A semana começou agitada no Congresso Nacional, onde os integrantes da CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro voltaram a se reunir nesta terça-feira (6). Hoje também terão início os trabalhos da CPI que investiga pirâmides financeiras de criptomoedas.

Leia mais: Quando sai o próximo lote de pagamento do PIS/Pasep? Descubra agora!

Ainda nesta terça, o relatório das atividades do Grupo de Trabalho (GT) da reforma tributária deve ser apresentado na Câmara. Já o substitutivo às propostas em tramitação será divulgado somente após a definição de uma data para discussão da proposta em Plenário.

Nos principais assuntos do dia, veja também que uma nova frente fria chegou ao país e promete derrubar as temperaturas e trazer chuva. Confira mais detalhes a seguir.

Reforma tributária

O relatório da reforma tributária será apresentado nesta terça-feira, informou ontem o relator do texto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Entretanto, o documento será um apanhado das atividades do Grupo de Trabalho (GT), e não o substitutivo às propostas em tramitação, que só deve ser divulgado posteriormente.

O coordenador do GT, deputado Reginaldo Lopes (PT), quer votar a reforma ainda em junho. Segundo ele, a versão reunirá um pouco da “história destes 40 anos de discussão da reforma”.

Os parlamentares possivelmente aprovarão sem dificuldades a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços dividido entre os estados e municípios e a União. O novo tributo deve substituir IPI, PIS, Cofins, ICMS estadual e ISS municipal.

CPI das Pirâmides Financeiras

A Câmara dos Deputados instala na tarde desta terça-feira a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar pirâmides financeiras de criptomoedas. O grupo vai investigar 11 empresas que teriam realizado operações fraudulentas utilizando moedas digitais.

As companhias são acusadas de divulgar informações falsas sobre projetos e prometer rentabilidade alta ou garantida para manter um esquema de pirâmide financeira e atrair as vítimas. Elas foram identificadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A CPI será formada por 32 titulares e 32 suplentes e terá prazo de 120 dias, prorrogável por até 60 dias.

CPMI dos atos golpistas

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos criminosos de 8 de janeiro retoma suas atividades hoje após um adiamento na última quinta-feira (18). A senadora e relatora Eliziane Gama (PSD) apresentará o plano de trabalho do grupo.

“O nosso plano de trabalho vai tentar aproximar o máximo possível do sentimento da maioria da CPMI. Faremos um plano de trabalho importante, conciso e focado no objeto principal […], que é exatamente a investigação acerca dos atos do 8 de janeiro”, disse.

A CPMI terá 180 dias para votar o relatório final. Após finalizado o processo, as conclusões, recomendações e possíveis indícios de irregularidades serão enviados ao Ministério Público, à Polícia Federal ou a outros órgãos competentes.

Nova frente fria

A previsão do tempo para esta semana é de temperaturas baixas e chuva isolada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mostra o boletim da Climatempo. A chegada de uma frente fria no país também leva chuva fraca ao nordeste catarinense e aos litorais do Paraná, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Destaca-se também o aumento do frio a partir do dia 11 de junho nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de risco de friagem no sul da Região Norte do país, pois serão duas ondas de frio que se sobrepõem”, diz o boletim.

No norte brasileiro, pode haver temporais em Sergipe e Alagoas, pontos do sudeste e leste de Pernambuco e áreas do extremo nordeste da Bahia. Nesses locais, o tempo continuará chuvoso na próxima semana.




Voltar ao topo

Deixe um comentário