A escolha do nome para uma criança é algo muito pensado pelos pais e parentes, antes mesmo que o bebê esteja entre eles. Algumas pessoas escolhem nomes mais comuns, seja pelo significado ou para homenagear alguém próximo. Outros optam por nomes de bebês excêntricos que podem gerar certa estranheza em quem conhece.
Leia mais: É do Brasil! Veja 50 os nomes mais ‘hilários’ registrados em cartório.
A escolha de um nome incomum
Não são todos os nomes que o cartório brasileiro permite o registro. Quando os funcionários identificam algum risco de constrangimento futuro a criança eles podem solicitar a troca.
Isso porque, o nome é parte da identidade do sujeito e é a maneira como ele se apresenta para o mundo na maioria das ocasiões, por isso, os setores responsáveis focaram a atenção nesse quesito.
Esse cuidado, no entanto, começou a ser aplicado apenas depois de 1973. Anteriormente a esse ano, os pais e responsáveis tinham total liberdade no momento da escolha e assim surgiam ideias mirabolantes e inacreditáveis, como essas a seguir:
- Agrícola beterraba areia
- Alce barbuda
- Amável Pinto
- Amazonas Rio do Brasil Pimpão
- América do Sul Brasil de Santana
- Amin Amou Amado
- Antônio Manso Pacifico de Oliveira Sossegado
- Antônio Morrendo das Dores
- Aricléia café chá
- Asteróide Silvério
- Ava Gina
- Barrigudinha Seleida
- Bizarro Assada
- Céu Azul do Sol Poente
- Chevrolet da Silva Ford
- Colapso Cardíaco da Silva
- Disney Chaplin Milhomem da Silva
- Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco
- Dolores Fuertes de Barriga
- Esparadrapo Clemente de Sá
Quem realizou a listagem desses nomes foi a consultoria proScore. Possivelmente essas pessoas modificaram os seus nomes com o passar dos anos, embora não exista certeza quanto a isso.
Qual desses você achou mais estranho? Difícil acreditar nessas escolhas e, inclusive, que os órgãos de registro permitiram que os pais, de fato, fossem registrar o nome de seus bebês com os citados acima.