O dia 13 de junho é conhecido no catolicismo brasileiro como o Dia de Santo Antônio. No entanto, o santo não é popular apenas aqui no Brasil, mas também em Portugal. Cercado de simpatias e tradições, Santo Antônio ficou conhecido popularmente como o “santo casamenteiro”, responsável por encontrar amores e unir casais.
Veja também: Trabalhadores ainda terão 5 feriados em 2023; veja calendário completo.
Dessa forma, a data foi escolhida para homenagear o dia de sua morte, que aconteceu em 13 de junho de 1241. Uma das tradições da igreja católica em relação ao santo é as trezenas, nas quais os devotos possuem 13 noites de reza, que acontecem entre os dias 1º a 13 de junho.
No entanto, muitos brasileiros acabam se questionando se o dia de Santo Antônio é considerado um feriado nacional, visto que é uma data comemorativa para muitos fiéis. E a resposta é não. Mesmo sendo muito famosa na igreja católica, o dia é de expediente de trabalho normal em todo o país, com exceção para as cidades em que o santo é considerado o padroeiro.
De onde vem a fama de “santo casamenteiro”?
O motivo para o santo ter sido canonizado com essa fama são duas histórias que foram divulgadas. Os profissionais que trabalham com hagiografia, biografia a respeito da vida de santos, afirmam que o Santo Antônio seria, na verdade, um opositor a casamentos combinados por família, uma tradição da época.
Assim, o santo defendia que os casais deveriam se casar por amor e não por um negócio entre famílias. Além disso, a outra história afirma que Antônia teria desviado donativos recebidos pela igreja para pagar o seu casamento, que na época era exigido os dotes.
No entanto, há uma terceira versão que afirma que uma jovem pobre queria se casar, mas que não tinha dinheiro para isso. Então, Antônio havia desviado os recursos da igreja para que ela conseguisse realizar o seu sonho e casar com o seu amado.