A carteira é um item muito importante a ser levado na hora de sair de casa. Não apenas para carregar dinheiro, mas também por ser onde ficam guardados os cartões de crédito, documentos, carteira de motorista, entre outros itens. Há, é claro, aquelas pessoas que acabam exagerando e levando consigo diversas coisas desnecessárias.
Leia mais: Governo cria grupo de trabalho para propor mudanças da nova carteira de identidade
O item acaba se tornando mais pesado e, ainda pior, um objeto extremamente perigoso.
Isso, porque sempre estamos suscetíveis a sermos vítimas de roubo ou até mesmo podemos esquecer a carteira em algum local, como no restaurante ou no Uber. Se você faz parte desse grupo que anda com a bolsinha recheada de coisas desnecessárias, leia as nossas dicas abaixo e veja o que é realmente essencial no dia a dia.
O que não deve ser levado na carteira?
Não podemos prever quando uma situação desagradável irá acontecer; porém, podemos evitar e até mesmo diminuir a dor de cabeça e os problemas gerados por ela. Ao legar consigo apenas as coisas essenciais na carteira, como um documento de identificação, um cartão de crédito e poucas notas, os prejuízos são menores em caso de perda e roubo.
Neste caso, seria necessário cancelar apenas um cartão e realizar um boletim de ocorrência na polícia para informar sobre o documento roubado. Em contrapartida, quem carrega itens importantes e desnecessários, como talão de cheques em branco, pode ter mais problemas após o incidente. Pensando nisso, especialistas listaram pequenas coisas que não devem ser guardadas na carteira, caso você queira evitar problemas futuros. Confira!
Recibos
Os recibos geralmente contêm as informações pessoais e bancárias do cidadão. Ao serem pegos por criminosos, as quadrilhas especializadas podem roubar os seus dados e utilizá-los para cometer outros crimes, como fraudes.
CPF
O CPF é um dos documentos mais importantes do brasileiro, visto que é possível realizar diversas ações financeiras com ele, como abertura de cartões de crédito. Desse modo, o mais recomendado é que o cidadão tenha decorado o seu número ou anotado, de forma discreta e sem pistas, em um local fora da carteira.
Senhas
Assim como o CPF, as senhas também devem ser memorizadas ou anotadas em locais de forma discreta, fora da carteira. Ao guardar o papel em algum compartimento da carteira e ter o objeto furtado com os cartões, os criminosos conseguem fácil acesso às suas contas, visto que estão com os cartões e a senha em mãos.
Cheques em branco
Uma vez roubados, os cheques podem ser utilizados para realizar retiradas ilegais e falsificações, o que gera diversos transtornos para o proprietário da conta.
Chaves
Por fim, os objetos podem ser facilmente copiados, visto que o trabalho pode ser realizado por qualquer chaveiro. Sendo assim, evite carregar as suas chaves na carteira, deixando-as guardadas em um local separado.