Crie o próximo hit: Meta lança modelo de IA especialista em gerar músicas

Empresa revelou o seu modelo de IA que gera músicas a partir de comandos de texto. Recurso promete ser forte concorrente do Google.



Mais uma solução foi desenvolvida e anunciada pela Meta, envolvendo a inteligência artificial (IA). A novidade da vez vai permitir que usuários utilizem o MusicGen, um modelo que possibilita gerar canções a partir de comandos de textos. O recurso também pode ser usado em músicas já criadas.

Leia mais: Bard vs ChatGPT: IA da Google vence disputa com 4 funções gratuitas

Segundo o portal Olhar Digital, o modelo recebeu um treinamento contendo 20 mil horas de música, além de 10 mil faixas. A Meta afirma que o programa oferece amostras de alta qualidade, seguindo uma estrutura harmônica, baseado em uma descrição feita pelos usuários. Confira mais detalhes ao longo do texto.

O treinamento também contou com 390 mil faixas de instrumentos musicais do Shutterstock e Pond5. No momento, o código aberto desse modelo está liberado no GitHub. Com a novidade, o usuário pode abusar da imaginação e criatividade para gerar canções, destacando todos os elementos, como estilo, instrumentos musicais e melodia.

Como funciona o MusicGen da Meta?

A Meta ressalta que a criação obteve resultados mais satisfatórios do que MusicLM, do Google. No Twitter, engenheiro de pesquisa de IA da Meta, Felix Kreuk, revelou detalhes de como o sistema atua. Ele explica que o recurso é simples e pode fornecer respostas baseado em textos e melodia. “Lançamos código (MIT) e modelos (CC-BY NC) para uma pesquisa aberta, reprodutibilidade e para a comunidade musical”, apontou o especialista.

O engenheiro ainda esclarece que um tokenizador de áudio EnCodec, além de um API do Hugging Face, foram empregados no desenvolvimento. Inclusive, esse API é o que permite aos usuários testar a novidade online. Além disso, a empresa conta que três versões do recurso foram testadas.

Com isso, foi descoberto que o modelo intermediário foi o mais aceito.

O mais novo recurso da big tech é considerado um concorrente de peso para o Google, que lançou o MusicLM. O mercado está altamente competitivo, já que a Meta até comparou o modelo com os do Riffusion e o Mousai, com desempenhos parecidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário