Quem acompanha as notícias referentes à nutrição humana está acostumado a se decepcionar com vários tipos de entendimentos conflitantes. A bola da vez é um suplemento alimentar encarado como saudável por vários especialistas no assunto. O óleo de peixe é foi acusado como responsável por aumentar os riscos relacionados à queda capilar.
Veja também: 5 coisas que cabeleireiros NUNCA fariam com seus próprios cabelos
Em contrapartida, ele é um dos ingredientes mais ricos em ômega-3, um nutriente que gera diversos benefícios incríveis. Sendo assim, o óleo de peixe sempre foi utilizado para controlar o colesterol e a quantidade de açúcar no sangue (glicemia).
Estudo aponta risco para o óleo de peixe
Um estudo publicado na revista Cell Reports tinha o objetivo de identificar gorduras que pudessem contribuir para o aparecimento e crescimento de tumores cancerígenos. No entanto, os cientistas não esperavam encontrar evidências ou relação do consumo desses alimentos com a calvície.
Porém, os resultados mostram que o óleo de peixe contribui para a queda dos cabelos. Em contrapartida, a manteiga de cacau, rica em gordura saturada, não apresentou o mesmo resultado, por exemplo.
Entenda os resultados
A pesquisa foi realizada em camundongos, os quais foram divididos em três grupos de dietas: óleo de peixe, óleo de palma e uma dieta comum. Depois de um tempo, os animais que consumiam o óleo de peixe começaram a apresentar queda de pelos. A partir disso, os pesquisadores se interessaram pelo efeito inesperado.
Segundo a pesquisa, o próprio ômega-3 presente no óleo de peixe pode ficar acumulado na pele dos mamíferos. Ao estimular o sistema imunológico na derme, ele desencadeia a morte de células foliculares, o que resulta na queda de cabelo.
“Curiosamente, observamos que nações que dependem fortemente de peixes gordurosos como fonte de alimento, como o Japão, apresentam maior incidência de perda de cabelo em comparação com outros países asiáticos”, afirmam os estudiosos no artigo publicado.
No entanto, é importante lembrar que a queda de cabelo tem vários motivos para ocorrer, mas o consumo de óleo de peixe pode ser um deles.