A presença e influência das redes sociais na vida e decisões das pessoas ganhou enormes proporções nos últimos anos. Tendo isso em vista, um estudo inédito da Curious tentou descrever o impacto do TikTok nos conteúdos e em outras redes sociais. Confira agora as quaro tendências dele para esse ano, que vão “viralizar” nas redes vizinhas.
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A influência do TikTok
1. Disseminação do “social health”
O aumento nos casos de doenças mentais e sociais, como depressão e ansiedade, na última década é evidente; entretanto, a influência que essa taxa tem e sofre das mídias sociais ainda não tinha sido contabilizado.
Segundo a pesquisa, 70% dos indivíduos relataram se sentir infelizes com a própria imagem e com o consumo do Instagram. Esse aumento na ansiedade, especialmente das comunidades mais jovens, incentivou o desenvolvimento de sistemas alternativos de postagens. Seu objetivo é relatar a “vida real e sem filtros”. E utilizar da imensa influência das redes para mostrar que a vida não é os recortes de uma foto, mas sim o que acontece nos bastidores.
2. Consolidação das plataformas de conteúdo
A segunda tendência é a modificação que as redes sociais passaram, visto que agora não podem mais ser consideradas apenas meios de comunicação, pois também são um verdadeiro terreno para o consumo de informações, mercadorias e consumo.
Isso possibilitou o surgimento e ampliação de toda uma gama de trabalhadores, como os tiktokers.
3. Ampliação da creator economy
O poder de influência das mídias sociais, especialmente por meio dos influenciadores digitais, é outra tendência que não pode ser ignorada, já que – de acordo com pesquisas – 80% dos indivíduos já comprou algo indicado por influenciadores e 63% confiam mais quando o produto é indicado por uma personalidade famosa.
Sendo assim, a incrementação da publicidade por meio das mídias sociais já é uma realidade. A tendência é que isso apenas aumente e se dissemine.
4. Plataformas assumindo papel de buscadores
O último ponto levantado pela pesquisa é o fato de haver um crescimento do papel das redes sociais como referencial de busca para produtos e estabelecimentos. O levantamento revelou que 87% dos consumidores utilizam a plataforma para compras e 75% a utilizam para fazer uma busca por produtos.