Na hora de escolher os cursos de graduação da faculdade, muitas pessoas consideram apenas os mais conhecidos. Podemos citar a medicina, na área da saúde; engenharia, como principal das exatas; e direito ou comunicação, para aqueles que vão para humanas. Quer fugir da mesmice? Saiba que há opções com cargos mais específicos dentro do mercado de trabalho e que são alternativos, ao menos em comparação aos cursos mais famosos atualmente.
Leia mais: Graduação das lágrimas! 5 cursos que deixam os alunos ‘fora da casinha’
Cursos de graduação pouco conhecidos
Arquivologia
Esta é uma área que forma indivíduos com uma alta capacidade de organização e preservação de grandes arquivos, bibliotecas ou locais destinados ao armazenamento de muitas informações. Os profissionais da área podem atuar não apenas com materiais físicos, mas também com digitais, como CDs e armazenamentos em nuvens.
Eles são de grande utilidade para empresas, laboratórios e universidades, por exemplo.
Educação no campo
O curso de educação no campo é uma licenciatura, ou seja, forma profissionais aptos para educar e dar aulas sobre determinados temas. No caso dessa graduação, o foco é voltado para ensino em comunidades indígenas e quilombolas. Assim, os profissionais desta área serão capazes de levar conhecimentos do ensino fundamental e médio para essa população. Inclusive, eles saberão conviver e ficar integrados ao dia a dia nesses povoados.
Equinocultura
A equinocultura é um curso que te ensina como cuidar e criar cavalos de raça.
Ele pode ser técnico, com duração de dois anos, mas há a opção do bacharelado, com duração de quatro anos ou mais. Além de aprender a cuidar e criar cavalos, os formados em equinocultura podem trabalhar em escolas de equitação, ensinar jogos e corridas para os animais, entre outras atividades.
Zootecnia
O curso tem duração de quatro anos e tem como foco o estudo sobre a reprodução, cuidados e desenvolvimento de animais. Desde os domesticados, como bovinos e suínos, até os selvagens, de origem exótica ou em extinção.
Com uma média de salário de R$ 6,2 mil, o curso busca formar profissionais que saibam cuidar desses bichos, pois eles estarão ajudando no crescimento, bem-estar, reprodução, entre outros pontos.
Museologia
Por fim, os formados em museologia são aptos para dar conta de uma melhor preservação dos patrimônios históricos e culturais ao trabalhar em museus e acervos patrimoniais. Os profissionais têm uma média de salário de R$ 3,5 mil.
Os graduandos estudam diversas matérias envolvendo a história humana e das artes, sociologia e antropologia, além disso, terão bons conhecimentos na área de direito e arquitetura.