Vai encarar? EUA autoriza produção e venda de carne de laboratório

Departamento autorizou, de forma inédita, a produção e venda da carne. Órgãos de regulamentação já estão criando regras de rotulação.



Não é novidade que o avanço da tecnologia permite a criação de projetos inovadores, que visam facilitar a vida de muitas pessoas. E falando nisso, uma novidade que envolve a produção de carne em laboratório poderá chegar às prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos. Qual é a sua opinião sobre o assunto? Veja detalhes.

Leia mais: Genial! Budweiser CRIA geladeira que resfria cerveja sem eletricidade

Você comeria carne preparada em laboratório?

Na última quarta-feira, 21, o Departamento de Agricultura do país emitiu uma nota contendo uma decisão histórica. O grupo decidiu aprovar a produção e venda de carne desenvolvida totalmente em laboratório, a partir de células animais. As informações são do portal Olhar Digital.

Com a aprovação, uma nova possibilidade pode ser adotada pelas empresas da Califórnia, caso elas invistam na produção de frango em laboratório. Segundo as informações divulgadas, a liberação do órgão é algo extremamente importante para as companhias que atuam na área, como também para os consumidores, visto que boa parte deles geralmente procura alternativas para evitar consumir animais que foram abatidos.

Organizações que atuam no setor comemoram

Empresas como a Upside Foods e a Good Meat, que apoiam o consumo de proteínas alternativas, receberam a novidade com muito entusiasmo. As companhias, que também buscavam a aprovação do governo, consideram essencial a permissão para a indústria da carne, bem como para todo o sistema de alimentação.

A mudança chegou em um contexto no qual as pessoas estão se conscientizando sobre como a produção de carne convencional pode influenciar o meio ambiente, sem contar no tratamento aos animais impactados, ou seja, todo o processo passará a ser mais sustentável.

Até o momento, os Estados Unidos são o segundo país a dar sinal verde para essa decisão. O primeiro foi Singapura. Especialistas explicam que esse passo foi um marco que será provavelmente seguido por muitos outros governos, contudo nem todos receberam a mudanças com bons olhos. Os céticos apontam sobre os riscos de segurança e também alegam que os fatores vantajosos para o meio ambiente ainda não foram comprovados.

A carne de laboratório é baseada nas células dos animais, que recebem água e nutrientes. Esse material se multiplica em tanques, os biorreatores são transformados em filetes, como se fossem salsichas. A produção pelas empresas Upside Foods e a Good Meat está crescendo. Elas pretendem vender o frango cultivado em células para restaurantes. Já nas prateleiras dos supermercados, deve demorar alguns anos para encontrarmos o produto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário