Muito se fala sobre quanto mais caro é o vinho, melhor a sua qualidade, contudo um teste feito pelo programa “On n’est pa des pigeons” (“Nós não somos pombos”, em tradução literal), da RTBF, mostra exatamente o contrário. A equipe do programa pediu ajuda ao sommelier belga Eric Boschman, um dos mais conceituados em todo o mundo, para fazer a escolha de um vinho barato no supermercado.
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Com o auxílio de Boschman, o vinho escolhido custou apenas 2,79 €, cerca de R$ 15, porém ele não foi apresentado ao grupo da forma em que foi adquirido no supermercado. A equipe alterou o seu rótulo para que ele parecesse ser de um vinho renomado, o Château du Colombier.
O novo rótulo contava com a lista de ingredientes que geralmente aparece nos vinhos mais prestigiados do mundo. Os jornalistas envolvidos na situação pagaram 50 € (R$ 265) para participar da degustação como amadores, com o intuito de influenciar o júri.
Jurados perceberam o golpe?
Após a rodada de degustação, o vinho conseguiu receber uma pontuação de 88 pontos em uma escala máxima de 100 pontos. Além disso, os participantes ainda fizeram diversos elogios à bebida, falando sobre como ela oferecia um “paladar suave e rico, com aroma jovem e limpo que promete uma agradável complexidade”.
A única explicação para que os sommeliers não tenham sido influenciados pelo rótulo é que o vinho de R$ 15 seja realmente muito saboroso. Vale ressaltar que a Europa tem um grande costume histórico de beber vinhos. Diversos países foram apontados como os principais produtores de vinhos. Portugal é um dos mais renomados no segmento.
Por fim, o teste mostrou que nem sempre os vinhos mais baratos vendidos em supermercado são ruins. Sendo assim, vale a pena pesquisar e estudar um pouco sobre essa bebida tão consumida no mundo antes de comprar.