scorecardresearch ghost pixel



Não é por acaso: por que alguns cheiros resgatam memórias antigas?

Você já sentiu o perfume de alguém e ficou com saudade? Descubra por que a mente resgata certas memórias na presença de aromas específicos.



É fascinante como um aroma pode despertar lembranças vívidas de momentos passados. Portanto, um simples cheiro consegue te transportar imediatamente para um lugar, evento ou experiência específica. Desse modo, acaba evocando emoções e recordações que estavam adormecidas e transmitem bem-estar. Esse efeito hipnotizante de relembrar o que passou tem uma explicação.

Veja também: Universidade descobre dieta capaz de rejuvenescer o cérebro em 9 meses

Por que os cheiros lembram situações específicas?

A conexão entre os cheiros e as lembranças está relacionada à forma como o cérebro processa e armazena informações. Sendo assim, o bulbo olfatório, parte do sistema límbico responsável pelas emoções e memórias, está ligado ao olfato.

Isso também explica outros tipos de memória, como a tátil e a auditiva, desenvolvidas por pessoas com deficiência visual. Essa capacidade do corpo de se adaptar mostra como todos os sentidos são importantes.

Um cheiro pode resgatar memórias episódicas

Os aromas têm a capacidade de resgatar memórias episódicas, que são lembranças de vivências pontuais. Isso ocorre pela exposição a um cheiro associado a um acontecimento do passado, que foi extremamente marcante.

As áreas do cérebro recuperam fragmentos do que ocorreu que ficaram guardados, incluindo detalhes sensoriais. Por exemplo, mesmo que a pessoa não esteja no local, o seu perfume preferido pode ser sentido intensamente.

Até parece mágica, mas é só o seu sistema nervoso tentando reviver boas energias, que marcaram a sua vida para sempre. Contudo, nem sempre a experiência é positiva, dado que certos cheiros exalam desconforto. Alguém que tenha se afogado, provavelmente odeia sentir o cheiro de mar ou algo que lembre a piscina.

Os aromas interferem nas emoções das pessoas

Conforme mencionado, além de despertar memórias, os aromas também influenciam as emoções das pessoas. Determinados cheiros estão associados a sensações ruins, que refletem traumas não superados.

Um aroma de bolo recém-assado pode evocar sentimentos de conforto e alegria, enquanto um cheiro de hospital pode trazer à tona sentimentos de ansiedade. Essas reações subjetivas dependem da percepção de cada um.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário