Brincar com a criação de imagens por meio de inteligência artificial (IA) se tornou algo comum atualmente. Muitas pessoas testam diversos modelos para representar várias situações hipotéticas. Recentemente foi criada a lista com 20 homens mais bonitos de certos países. Com esse mesmo intuito, um site reúne as imagens de mulheres mais bonitas de 100 países.
Veja também: Para a Inteligência Artificial, estes 23 nomes de bebês serão tendência em 2023
IA cria os “sexy simbols” femininos de 100 países; entenda
O site StyleSeat pediu para que uma IA criasse a representação das mulheres mais bonitas de cada um entre 100 países selecionados. Além das características físicas, as fotos geradas artificialmente mostram traços da cultura de cada região selecionada.
É possível observar essas características nas roupas, acessórios e outros detalhes que demonstram os costumes de cada país.
“Como a beleza é um conceito subjetivo com diversas definições moldadas por contextos culturais, nos perguntamos como a IA interpretaria nossos prompts. É importante entender que a “compreensão” da tecnologia, derivada de dados de entrada humana, reflete perspectivas humanas. Portanto, não estamos comparando a percepção da IA com a percepção humana, mas explorando se ela pode replicar os diversos padrões de beleza interpretados pelos humanos em todo o mundo. Também questionamos se a tecnologia, como suas fontes de dados humanos, pode manter padrões de beleza irreais”. É isso o que a empresa afirme em um trecho do site.
Exemplos são realistas
Como era esperado, ao contrário do que alguns imaginam, a reprodução das imagens foi bem fiel ao que se espera. Qualquer pessoa diria que se trata de modelos verdadeiras de cada um dos 100 países listados.
As características físicas são impressionantes e, ao que parece, a IA não cometeu erros básicos como distorcer as mãos ou criar rostos desfigurados. Inclusive, é possível conferir as 100 fotos no site da empresa www.styleseat.com.
A pergunta que fica neste momento é se a IA será capaz de desfalcar o mercado de modelos e criar influencers artificiais nas redes sociais.