O Google anunciou uma mudança no Google Drive que irá afetar milhões de usuários da plataforma em todo o mundo. A partir do dia 1º de agosto, ao Google Drive não estará mais disponível em diversos dispositivos. No entanto, isso não significa que a plataforma irá sumir de vez, apenas que o serviço não será atualizado em determinados sistemas operacionais.
Veja também: Cuidado! Pasta do Google Fotos oferece privacidade e ‘brechas’ na relação.
Dessa forma, o Google anunciou quais são os dispositivos em que o serviço de armazenamento não irá mais receber atualizações. De acordo com o comunicado liberado pela empresa, os computadores que irão ficar sem o Drive serão aqueles que ainda contam com versões desatualizadas do Windows.
Por que o Drive irá parar de funcionar nesses dispositivos?
A gigante da tecnologia informou que o Google Drive não ficará mais disponível nesses dispositivos porque as novas atualizações da plataforma não serão suportadas pelo sistema operacional do computador. Dessa forma, todo o suporte do Google Drive irá se concentrar nos sistemas recentes a partir do dia 1º de agosto.
Ou seja, os computadores que se encaixem nos modelos que não receberão atualizações, irão parar de receber também as correções de bugs. Assim, o Google afirmou que decidiu cortar o suporte de seu programa para os softwares antigos por acreditar ser um desperdício desnecessário de recursos da empresa.
Desse modo, muitos consumidores criticaram a decisão da empresa, falando que isso seria uma espécie de “obsolescência programada”, visto que esses aparelhos antigos continuam funcionando perfeitamente. No entanto, vale ressaltar que a Google não é a primeira empresa ligada a tecnologia a fazer isso, visto que esse já é um movimento comum da Apple em seus aparelhos.
Quais os dispositivos ficarão sem o Google Drive?
De acordo com a decisão do Google, os dispositivos da Microsoft que ficarão sem o Google Drive a partir de 1º de agosto são:
- Windows 8;
- Windows 8.1;
- WindowsServer 2012;
- Windows 32 bits.
Assim, caso você tenha algum computador, laptop ou outro dispositivo eletrônico que funcione com essas versões do Windows, o seu acesso à plataforma pode ser prejudicado a partir de agosto. O Google recomenda a atualização para o Windows 10 ou 11 para continuar tendo um acesso seguro aos seus arquivos do Drive.
Vale destacar que sua conta do Google não será desativada, permanecendo até que você decida excluí-la. Com isso, a única mudança será que você não conseguirá acessar a conta por meio de um aparelho desatualizado.