Há algumas cenas do cotidiano que se tornaram tão comuns que, por vezes, nem notamos que algo de estranho e curioso está ali presente. Quer um exemplo? As bolas nos fios de alta tensão. Você já se perguntou o motivo de elas existirem ou simplesmente normalizou a presença delas? Entenda por qual razão elas estão ali.
Leia mais: 5 eletrodomésticos que você JAMAIS deve deixar conectado na extensão
As esferas de cor alaranjada penduradas nos fios de alta tensão têm uma função importante. Muitas pessoas que passam nas ruas ou estão em viagem sequer dão atenção. A maioria nem imagina o porquê de elas estarem ali. Não pense que é apenas um detalhe sem sentido! A razão por trás é muito importante.
Bolas nos fios de alta tensão
Em alguns lugares, as bolas nos fios de alta tensão são mais comuns. E o motivo de elas existirem é a segurança. Elas são uma forma de sinalização. Popularmente chamadas de bolas, na verdade, elas são “esferas de sinalização diurna”. Essas esferas são instaladas nos fios de alta tensão como forma de sinalizar a existência deles.
É essencial para indicar a presença dos fios, principalmente para evitar colisões de aviões e helicópteros com as estruturas durante o voo. Pensando nisso, elas quase sempre são encontradas em áreas de tráfego aéreo intenso, como regiões próximas a aeroportos.
Outro detalhe é que as bolas nos fios de alta tensão normalmente são sempre de cores alaranjadas ou vermelhas. Isso também acontece por uma razão especial. Estas são normas técnicas que visam deixar as esferas mais visíveis, criando um padrão reconhecido por aqueles que estão envolvidos na segurança.
Por causa do contato com os fios, as bolas são feitas de materiais resistentes. Elas conseguem suportar descargas elétricas, chuvas fortes e até atuam como para-raios para proteger os fios.
As esferas nos fios de alta tensão entraram em pauta mais uma vez depois do acidente que provocou a morte da cantora Marília Mendonça e de outros passageiros que estavam no avião. Mais uma vez, a tragédia reforça a importância das esferas.