Com o preço dos carros zero-quilômetro nas alturas, muitos compradores estão avaliando com cuidado qual modelo levar para casa. Uma das categorias de automóveis que estão sendo mais procuradas é a do SUV, que apresentou crescimento significativo de vendas no país nos últimos anos, mas não se anime ainda, motorista.
Leia mais: Livres! Vários carros estão isentos do IPVA 2023; procure o seu
Para se ter uma ideia, nos primeiros três meses desse ano, a categoria correspondia a 46% das vendas, conforme aponta a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
É provável que o modelo atraia os compradores pelo conforto, espaço e tecnologia, mas o alto consumo de combustível de algumas opções no mercado pode afastar os interessados. Se esse ponto é importante para você na hora de fazer negócio, vale a pena ficar por dentro da lista dos SUVs que não são tão econômicos assim. Confira!
Apresentam alto consumo de combustível
Hoje em dia, no Brasil, para comprar qualquer carro, seja zero-quilometro, seminovo ou usado, é importante ficar de olho em muitos fatores. Eles vão desde conforto, boa dirigibilidade, espaço, tecnologia até um dos pontos principais: o consumo do combustível, uma vez que manter e abastecer um carro no país pode pesar no bolso dos motoristas.
Conforme apontado pelo portal Garagem 360, esses são os cinco modelos preocupantes, considerando os dados do Inmetro, pois gastam muito combustível:
- Caoa Chery Tiggo 5x;
- Fiat Pulse Abarth;
- Jeep Compass;
- Renault Duster;
- Hyundai Creta.
Motorista pode ficar insatisfeito
Segundo as informações apontadas, o modelo chinês Caoa Chery Tiggo 5x faz 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol, números considerados baixos. Já o utilitário Pulse Abarth, também não apresenta uma boa performance, pois oferece 6,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, no etanol.
O Compass tem os índices de 7,1 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, ou seja, quem está interessado em adquirir um precisa avaliá-lo com bastante cuidado, se não quiser gastar muito com etanol. O Duster consegue fazer 7,2 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada, índices que podem decepcionar muitas pessoas que buscam economia.
Por fim, o Creta pode ser atrativo para alguns motoristas pelo seu visual, dirigibilidade e espaço, mas o consumo pode ser um problema. O automóvel faz 7,1 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada.