No último domingo, 23, os usuários do Twitter presenciaram o fim de uma era com o anúncio realizado por Elon Musk, dono da rede social, sobre a nova identidade visual da plataforma. No final de semana, o bilionário informou a troca do nome e marca que abandonará o tradicional passarinho azul e passará a se chamar “X”.
Leia Mais: Reels: criação de vídeos curtos no Instagram ganha templates
A partir da manhã desta segunda-feira, 24, internautas já podem acompanhar a atualização que deixou de lado o azul marcante para dar lugar à cor preta. Em publicação, Musk disse que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”.
Twitter agora é “X”: plataforma ganhou um novo visual
Conforme as informações divulgadas, o empresário até realizou uma votação em seu perfil oficial sobre qual cor deveria fazer parte da atualização, escolhendo entre branco e preto, e assim, a segunda opção foi a selecionada. Ainda em seu comunicado, Musk informou que o domínio www.x.com já redireciona, de modo automático, para a rede social.
Em seu perfil, o magnata fixou um vídeo curto com a letra do alfabeto romano e diversos efeitos de partículas indicando a nova marca. Ao que tudo indica, o dono da agora plataforma “X” resgatou uma ideia dos anos 90, para renomear a rede social. Naquela época, ele e seu mentor de negócios, Greg Kouri, fundaram um banco online chamado X.com, que mais tarde foi integrado ao PayPal.
Até o momento, não foram revelados mais detalhes sobre essa decisão, mas a alteração pode fazer parte da estratégia de Musk de desenvolver um super app que incluísse diversos serviços, desde assistir vídeos e mandar mensagens a realizar compras. Inclusive, antes de adquirir a rede, ele já havia mencionado o desejo de criar esse recurso.
Certamente, uma das inspirações para essa proposta é o WeChat, aplicativo chinês que conta com um bilhão de usuários ativos globalmente. Pelo serviço multiplataforma de mensagens instantâneas, os internautas podem efetuar pagamentos digitais, acompanhar mídias sociais, solicitar transporte, assistir streamings, dentre diversas soluções.
Com a novidade, a empresa passará por uma tentativa de alívio financeiro, visto que até mesmo o ricaço admitiu que a companhia está enfrentando uma fase ruim com dívidas, além do setor de anúncios estar em crise. A organização perdeu 50% dos anunciantes e corre o risco de fechar, admite Musk.
*Imagem destacada: Jason Merritt/Getty Images