Proibidos! Na Europa, celulares são BANIDOS das salas de aula; e no Brasil?

Uso de celulares nas salas de aulas está sendo debatido em alguns países europeus. Há possibilidade de banir os aparelhos para evitar que os alunos fiquem distraídos.



Os celulares se tornaram praticamente uma extensão do corpo da pessoa, visto que os aparelhos são utilizados para realizar uma gama ampla de tarefas hoje em dia, logo é útil para fazer contato e também como uma ferramenta de aprendizagem. Apesar disso, os dispositivos móveis são alvos de debates em alguns países da Europa, que estudam a possibilidade de banir aparelhos das salas de aulas. O que você pensa sobre o assunto?

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A Holanda anunciou, ainda no primeiro semestre desse ano, cogitar essa medida. A Finlândia, por sua vez, informou a adoção de uma medida parecida. A França já realizou a proibição para menores de 15 anos em 2018, visando afastar as distrações trazidas pelos celulares.

Será que a iniciativa seria uma boa saída para as escolas do Brasil?

Uso dos celulares nas salas de aula

O debate acerca do tema apresenta dois pontos importantes: os usuários, sobretudo os mais novos, estão cada vez mais conectados e dependentes da tecnologia. Por outro lado, a ferramenta pode ajudar em várias etapas do aprendizado. Em entrevista ao portal Terra, os especialistas defendem que a melhor opção é buscar o equilíbrio.

Os alunos podem aprender tanto com os materiais físicos quanto com os digitais.

A presidente do Instituto Singularidades, Claudia Costin, conta que os países europeus estão permitindo o uso dos celulares em momento específicos, desse modo, eles são amplamente usados, mas não de maneira livre.

No Brasil, a discussão levanta mais um ponto: a democratização do acesso de celulares. A gerente de políticas educacionais da ONG Todos Pela Educação, Ana Gardennya Linard, explica que o uso pode ser vantajoso, além de transformar o interesse do estudante, mas é importante ter um controle sobre essa utilização.

Para ela, o país precisa de um plano nacional para conscientizar o uso na educação.

Apesar disso, a desigualdade é algo que não poderia ficar de fora da pauta, visto que durante a pandemia, muitos não conseguiram acompanhar as aulas por não terem tido acesso a um aparelho como celular ou a um computador. Dessa forma, o aprendizado acabou prejudicado. Para ela, o acesso às tecnologias precisa ser, primeiramente, garantido para que posteriormente debatam sobre o uso nas salas de aulas.




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