Durante a pandemia do novo coronavírus, mais precisamente em 2021, o governo federal suspendeu o pagamento do abono salarial PIS/Pasep para poupar recursos. A decisão gerou um atraso no calendário, por isso, os repasses deste ano foram referentes ao ano-base 2021.
Leia mais: Homem fica milionário da noite para o dia – e ele sequer jogou na loteria
Quem trabalhou com carteira assinada em 2021 e atende às demais regras estabelecidas ainda está dentro do prazo para sacar até um salário mínimo. Mas e os que exerceram atividades em 2022, quando vão receber?
Infelizmente, o governo federal ainda não divulgou as datas de pagamento do PIS/Pasep com ano-base 2022, para a tristeza de milhões de trabalhadores. Entretanto, considerando a lógica adotada nos últimos anos, os pagamentos devem ocorrer ao longo de 2024.
Vale lembrar que o calendário para o ano seguinte costuma ser apresentado no fim de dezembro.
Também não houve confirmação das parcelas do abono ano-base 2022, mas o valor está atrelado ao salário mínimo em vigência, então só será possível descobrir a quantia após a divulgação, pelo governo, do piso nacional do próximo ano.
Regras para receber
O PIS/Pasep é um direito de trabalhadores com carteira assinada por empresas privadas e servidores públicos que cumprem os requisitos abaixo:
- Ter recebido até dois salários mínimos, em média, no ano-base;
- Ter trabalhado com carteira assinada pelo menos trinta dias no ano-base;
- Ter cadastro no sistema PIS PASEP há pelo menos cinco anos;
- Estar com os dados corretos na RAIS/eSocial.
Balanço de 2023
Neste ano, mais de 22 milhões de pessoas receberam os recursos do abono salarial e puderam sacar entre R$ 110 e um salário mínimo completo (R$ 1.320). Os pagamentos começaram em fevereiro e terminaram no dia 17 de julho, mas todos os trabalhadores podem realizar o saque até o dia 28 de dezembro de 2023.