Meninas bebês menstruam? Entenda o que pode causar o sangramento

Parece assustador, mas algumas meninas menstruam nas primeiras semanas de vida, enquanto ainda são bebês e precisam de cuidados especiais.



Em casos extremamente raros, cerca de 1% das crianças recém-nascidas podem apresentar sangramento menstrual visível a olho nu. Essa condição incomum, que requer atenção médica, tem chamado a atenção das pessoas na internet. Nesse sentido, o sintoma está ligado à mãe e às suas experiências durante a gravidez. Saiba o que acontece nesse processo que assusta muitas mães na maternidade.

Veja também: 7 curiosidades incríveis e surpreendentes sobre o corpo humano

Por que meninas bebês menstruam?

A menstruação em meninas bebês ocorre em cerca de 10% dos casos, geralmente nos primeiros meses de vida. Ainda assim, é quase imperceptível devido à pequena quantidade de sangue e a absorção dos resíduos pela fralda.

Esse fenômeno é explicado pelo excesso de hormônios maternos durante a gravidez. Sendo assim, ocorre a descamação do endométrio e esse resquício de coágulo passa do corpo da mãe para o bebê, que o elimina naturalmente.

Qual a diferença do sangramento e da puberdade precoce?

A diferença crucial entre o sangramento menstrual em bebês e a puberdade precoce é a sua duração, além dos sintomas. Portanto, o primeiro é temporário, restrito aos primeiros dias após o nascimento, sem recorrência.

Enquanto isso, a puberdade envolve mudanças físicas e hormonais contínuas e permanentes, que devem ser tratadas. Em diversos diagnósticos, é necessário acompanhar com um profissional da área de endocrinologia e ginecologia. Em qualquer situação, não deixe de procurar um médico.

É imprescindível que os pais ou responsáveis procurem imediatamente um médico caso observem qualquer sinal de sangramento menstrual em bebês. Afinal, a avaliação médica é fundamental para determinar a causa dessa anormalidade.

A Federação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia (Febrasgo) afirma que há outras doenças e desequilíbrios que precisam ser avaliados. No menor sinal de manchas na fralda, recorra a um especialista capaz de tirar suas dúvidas.

Essa informação é de extrema importância para garantir que o primeiro estágio de desenvolvimento da sua filha seja tranquilo. Não se assuste com as mudanças e procure um diagnóstico assertivo, que revela o melhor tratamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário