Brasil é o país do café, mas só 1 entre 20 brasileiros bebe versão ‘especial’

Apesar de ser um dos principais produtores, Brasil não consome café gourmet com a mesma frequência de grãos mais fortes. Veja os dados!



Apesar de o Brasil ser o maior produtor de café do mundo, responsável por mais de um terço da produção global, o consumo de café gourmet, considerado de maior qualidade, ainda é limitado a uma parcela muito pequena da população brasileira.

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Segundo dados da Pesquisa Perfil do Consumidor de Café, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), apenas 5% do público geral consome café gourmet, ou seja, 1 em cada 20 brasileiros opta por essa bebida.

O estudo mostra que 35% dos entusiastas e 19% dos especialistas consomem cafés gourmet, mas a maioria da população prefere grãos de café tradicionais e extrafortes. A categoria gourmet é caracterizada por ser uma bebida de baixo amargor, acidez moderada a alta, e possui destaque para os atributos frutado e floral. No entanto, o brasileiro ainda parece demonstrar preferência por cafés marcantes, fortes e com amargor intenso.

Café gourmet não caiu no gosto do público, apesar da qualidade

O diretor-executivo da ABIC, Celírio Inácio, ressalta que o aumento da qualidade do café consumido no Brasil foi resultado de melhorias na produção cafeeira, com manejo focado em qualidade e novas técnicas no cultivo e no pós-colheita. Segundo ele, o aumento da qualidade é evidente na criação do Selo de Qualidade da ABIC em 2004, que sinalizou para o consumidor que o café não é todo igual.

Além do sabor, outro fator importante na decisão é o preço do café, que não depende apenas da produção brasileira, mas também de fatores como a safra mundial, clima, economia global e consumo. No entanto, a expectativa para este ano é de uma colheita dentro do esperado, clima favorável e um consumo crescente, o que afasta a possibilidade de aumento nos preços, como aconteceu nos últimos anos.

Curiosamente, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café do mundo, ficando apenas 4,7 milhões de sacas atrás dos Estados Unidos. O consumo per capita no país é de cerca de 1.350 xícaras por ano, com a bebida presente em 98% dos lares brasileiros, e há um crescimento sazonal de cerca de 30% nas vendas em maio/junho.

Mesmo assim, o desafio continua sendo conquistar mais brasileiros para apreciar cafés de alta qualidade e popularizar o consumo da categoria gourmet.




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