Uma noite de sono de qualidade é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar. Para isso, a correta limpeza dos travesseiros e do próprio colchão é essencial, visto que a higienização incorreta pode levar ao acúmulo de ácaros, poeira e bactérias que são prejudiciais à saúde, especialmente a respiratória.
Leia mais: Por que dormir com a porta do quarto fechada é a melhor coisa que você faz?
Por tanto, para garantir qualidade no seu sono, confira as nossas dicas de como higienizar o colchão e travesseiros.
Garantindo um sono saudável
- Aspiração regular
Uma rotina de aspiração é uma excelente medida para garantir que não haja grandes acúmulos de poeira e sujeira nesses espaços. Dessa forma, uma aspiração a cada duas semanas é o período recomendado.
- Exposição ao ar livre
A exposição ao ar livre é uma ótima medida para desinfecção de ácaros e bactérias, mas diferentemente do que a crença popular diz, a luz solar não é recomendada. Isso, porque embora o sol atue como um agente desinfetante, a sua ação está restrita à superfície, visto que ele pode até mesmo potencializar o crescimento dos microrganismos.
Sendo assim, a melhor ação a ser tomada é realmente colocá-lo ao ar livre e em local bem ventilado, mas não especificamente exposto ao sol.
- Higienização com bicarbonato
Outro método indicado para manutenção da qualidade dos colchões e travesseiros é utilizar bicarbonato de sódio que, após ser polvilhado e deixado para agir durante algumas horas, pode eliminar odores e absorver a umidade. Só não esqueça de aspirar o colchão depois, é claro.
- Capas impermeáveis
A prevenção, como sempre, é outro excelente método para estender o tempo de uso e qualidade de suas almofadas e travesseiros. Dessa forma, para evitar a contaminação, utilizar capas impermeáveis é uma excelente medida, visto que ela é capaz de protegê-los das manchas, ácaros e bactérias.
Além disso, vale enfatizar que a troca e lavagens desses materiais deve ser realizada de maneira adequada, como indica o fabricante. E que a troca dos próprios colchões e travesseiros deve ser realizada em uma média de a cada dez e dois anos, respectivamente.