Uma pessoa segura tem um autodomínio notável, uma confiança sólida e um entendimento claro de seus valores e princípios. Essa autenticidade é vista nas atitudes diárias e comportamentos. Segundo Cortney S. Warren, docente na Universidade de Harvard, há frases reveladoras que anunciam as pessoas mais autoconfiantes. Veja quais são.
Leia mais: Inseguro ou confiante? Leitura da imagem diz TUDO sobre sua postura
Podemos identificar uma pessoa assim ao perceber o quão firme é a compreensão dela mesma e do que representa. A marca de alguém seguro é evidente quando ele se sente à vontade em sua própria pele, consciente tanto de suas habilidades quanto de suas limitações.
Pessoa segura
Ela enfrenta desafios com serenidade, com uma visão clara do caminho que leva às suas metas. Expressar opiniões e desejos com franqueza e respeito é uma característica notável, juntamente com a capacidade de lidar com as adversidades com calma e aprender com cada experiência.
As frases que anunciam uma boa autoestima e confiança, de acordo com os estudos do professor de Harvard, são:
“Como posso ajudar?”: as pessoas seguras emitem empatia e se destacam como apoio para outros, demonstrando confiança em suas ações. É como se elas sempre soubessem exatamente o que devem fazer e como ajudar.
“Isso importa para mim”: aqueles que acreditam firmemente em suas ideias e valores exalam uma confiança que está enraizada, que nada abala. O que importa para eles nunca será negociado.
“Vou tentar”: a disposição para experimentar coisas novas, mesmo com a possibilidade de falha, reflete uma autoconfiança otimista. Sabe que não precisa conseguir tudo, mas vai em busca de conhecimento para superar as limitações.
“Não”: estabelecer limites é uma demonstração de autoconhecimento e segurança. Recusando compromissos que possam prejudicar o bem-estar, o indivíduo se protege.
“Deixe-me pensar antes de responder”: a ponderação antes da resposta mostra uma mente equilibrada e a busca por uma abordagem precisa, evitando assim o erro.
Essas frases refletem a essência de pessoas que têm uma base sólida de autoconfiança. Reconhecendo esses padrões, podemos aprender a cultivar uma relação mais confiante com nós mesmos e com o mundo.