O dia será de calor e tempo seco em quase todas as regiões do Brasil, exceto no Sul. Nesta segunda-feira (7), os estados brasileiros passam por um período de umidade do ar em queda, e os efeitos devem ser sentidos especialmente em Goiás, onde ela pode chegar à casa dos 15%.
Leia mais: Fim da internet fixa? Sem cabo, modem 5G gera conexão de fibra ótica
O ar seco eleva o risco de queimadas ao seu máximo, especialmente nos locais onde a umidade fica entre 24% e 34°C. Na capital de São Paulo, os termômetros podem marcar até 31°C, enquanto a umidade gira em torno de 20%.
Na imensa área do país onde o tempo fica firme, o veranico atua deixando os dias mais quentes que o normal, afastando a chuva e derrubando a umidade por pelo menos quatro dias. Na capital do país, Brasília, a temperatura fica em torno de 29°C e a umidade não passa dos 20%.
O ar seco também deixa em estado de emergência o estado de Mato Grosso do Sul, o oeste da Bahia, o interior de São Paulo e de Minas Gerais e todo o Distrito Federal.
Chuva no RS
Já no Sul do país, uma frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul e avança até o Espírito Santo deve virar o tempo e provocar chuvas. Essa é a terceira frente fria que atinge o território gaúcho em menos de sete dias.
Até a próxima terça-feira (8), o fenômeno avança até o sul do Espírito Santo, em seguida vai em direção ao mar. A frente fria provoca queda de temperatura por apenas um dia, mas o tempo volta esquentar após sua passagem.