Já imaginou se você estivesse sendo espionado neste momento pelo seu celular? Saiba que isso é possível. No entanto, não precisa ficar paranoico ou com medo de que alguém ande monitorando cada passo e atitude sua. Porém, alguns criminosos podem utilizar a câmera do seu dispositivo para aplicar golpes e cometer os crimes desejados.
Veja também: Privacidade on-line: 5 segredos que você NÃO deve contar aos chatbots
Essa possibilidade certamente não agrada ninguém, ainda mais sabendo que os celulares são mecanismos presentes 100% do dia ao nosso lado. Por isso, é importante descobrir e entender se alguém está ou pode estar espionando a vida privada de uma pessoa.
Esse tipo de atitude fora da lei recebe o nome de camfecting. Isso quer dizer que há algum hacker ou cibercriminoso de olho no que você pela câmera do dispositivo.
Veja como funciona o camfecting
Camfecting é o nome da prática criminosa de invadir o dispositivo de uma pessoa e ter acesso à webcam que ele possui. No caso dos celulares, são as próprias câmeras que darão o acesso ao espião.
Nesse sentido, hackers mal-intencionados podem gravar algumas ações e utilizar as imagens para aplicar golpes, normalmente de extorsões. Inclusive, não é apenas a câmera que pode ser utilizada para roubar dados, o microfone e outras partes do aparelho também. Por isso, confira duas dicas que podem ajudar a descobrir se o seu celular está sendo espionado por algum cibercriminoso neste momento.
Como descobrir se o seu celular está sendo espionado?
Existem dois sinais que podem mostrar que o seu aparelho foi capturado por um criminoso. O primeiro deles é a bateria que diminui rapidamente sem que nada de novo esteja sendo executado. O celular fica lento e parece não funcionar direito, especialmente ao estar conectado à internet. Este pode ser um sinal de que você está sendo espionado.
O sinal de que a câmera está em funcionamento apareceu na parte superior da sua tela? Bom, certamente este é um claro indício de que algo está errado com ela. Por isso, o mais indicado a se fazer é desconectar-se da internet rapidamente, reiniciar o aparelho e buscar nas configurações do sistema como desativar sua câmera.
Por fim, faça backup dos dados sensíveis, armazene suas informações e faça o reboot do sistema de seu aparelho. Esta é a melhor forma de garantir que algum software malicioso seja deletado caso você tenha sido espionado.