Salário mínimo pode ter um aumento FIXO em breve; entenda a medida

Uma nova proposta está sendo adicionada à MP do salário mínimo, assim, o piso poderá ser reajustado por outro indício nacional. Confira!



Desde o começo do ano, os brasileiros já viram dois aumentos no valor do salário mínimo recebido no país. No segundo ajuste, passaram a contar com um pequeno aumento verdadeiro após anos de somente correção da inflação. De acordo com a medida provisória, o salário mínimo atual foi estabelecido em R$ 1.320 em todo o país.

Leia mais: Salário mínimo 2024: previsão de valor, quando entra em vigor e mais

Com as alterações realizadas anualmente para equalizar o valor com a inflação do ano anterior, os trabalhadores recebem um aumento igualitário ao aumento dos produtos e insumos no país. Com isso, ao ter somente o reajuste da inflação, os brasileiros não têm uma alta real no salário, visto que o valor recebido aumentou, mas os gastos também.

Um novo fator pode ser adicionado no reajuste anual do salário mínimo. O intuito da nova medida é que os trabalhadores sempre tenham um aumento real no valor recebido. Veja o novo projeto em análise no Congresso!

Nova fórmula para determinar o salário mínimo

O deputado Merlong Solano (PT-PI), relator da MP do atual salário mínimo, afirmou que irá incorporar um novo trecho na medida. Com essa adição, novas regras para a valorização constante do salário serão implementadas. A medida foi informada pelo deputado durante uma reunião mista que avaliou a proposta na última terça-feira, 1.

Em resumo, os novos critérios já foram enviados ao governo para serem analisados. Caso seja aprovado, a mudança já entrará em vigor a partir de 2024. Sendo assim, os referenciais de reajuste serão os mesmos adotados para a correção do salário entre 2007 e 2019. Caso o presidente Lula aprove e sancione o projeto, os trabalhadores irão receber um salário mínimo sob um verdadeiro aumento a cada ano.

A proposta atual indica que o valor deve ser reajustado conforme a inflação do ano anterior; contudo, a mudança aconselha que o reajuste passe a ser feito de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano anterior à mudança.

Medida já trouxe valorização de 77%

De acordo com a supervisora do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Brasília, Mariel Angeli Lopes, a proposta é benéfica para os trabalhadores. Enquanto foi utilizada para reajustar o piso nacional, a condição trouxe uma valorização de 77% do salário mínimo.

Com o reajuste estimulado pela inflação nos quatro últimos anos, o valor atual do salário corresponde a 52% da marca quando foi estabelecido nacionalmente em 1940. Com a nova proposta de ajuste, os trabalhadores conseguirão ter um aumento real nos seus salários e, consequentemente, comprarão mais.

Dessa forma, a economia do país melhora, assim como a qualidade de vida dos brasileiros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário