Tinder ameaçado: Google Docs está mudando o jogo do namoro on-line

Pode parecer uma ideia maluca, mas um número crescente de solteiros está recorrendo a essa alternativa aos aplicativos de namoro tradicionais.



Já pensou em abrir um Google Docs para encontrar o amor da sua vida? Pode parecer uma ideia maluca, mas um número crescente de solteiros está se voltando para essa alternativa aos aplicativos de namoro convencionais como o Tinder. Vamos explorar o porquê dessa escolha inusitada.

Leia também: A verdade nua e crua dos relacionamentos no Tinder

Connie Li, uma engenheira de software, cansada da superficialidade dos aplicativos de relacionamento, decidiu tentar algo novo. Inspirada por perfis de namoro semelhantes a currículos que ela viu na internet, criou o seu próprio em um arquivo do aplicativo de anotações Notion. O resultado? Ela foi inundada com respostas e encontrou cerca de 15 novos pretendentes.

Connie Li, criadora de um 'doc de namoro'
Connie Li, criadora de um ‘doc de namoro’ (Foto: Michaela Vatcheva/The New York Times)

Os chamados ‘docs de namoro’ estão ganhando espaço em cidades grandes, especialmente entre pessoas da indústria de tecnologia. Eles surgem como uma alternativa atraente em meio ao declínio do crescimento dos usuários nos aplicativos de namoro, de acordo com um relatório do Morgan Stanley.

Mas por que usar um Google Docs para encontrar um parceiro?

A resposta está em sua simplicidade e flexibilidade. Os ‘docs de namoro’ são basicamente textos simples que incluem informações como:

  • Idade
  • Sexo
  • Orientação sexual
  • Hobbies
  • Interesses
  • Descrição pessoal

Esses documentos se assemelham a sites de namoro mais antigos, que permitiam perfis mais longos e detalhados, contrariamente à abordagem baseada em swipes dos aplicativos modernos. Eles também tendem a se concentrar em conexões mais significativas, em vez de encontros casuais.

Uma alternativa aos apps de namoro

A busca por uma alternativa aos aplicativos de namoro não é surpreendente. Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, a insatisfação com eles está crescendo. Cerca de 46% dos usuários relataram experiências negativas em 2020, um aumento em relação a 42% em 2019.

As experiências negativas incluem receber ameaças físicas, contato contínuo indesejado, ser chamado de nomes ofensivos e receber mensagens ou imagens sexuais não solicitadas. Esses fatores estão levando mais pessoas a buscar outras formas de encontrar o amor, e os ‘docs de namoro’ podem ser um antídoto potencial para esse esgotamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário