A Amazon anunciou recentemente uma nova estratégia relacionada aos produtos fabricados pela companhia. A empresa vai reduzir significativamente o número de marcas próprias, que devem cair de 45 para menos de 20 nos próximos meses.
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A ideia de encerrar a produção de centenas de itens, que deixarão de existir permanentemente após os cortes, é reduzir custos e lidar melhor com investigações sobre práticas anticoncorrenciais. A lista de exclusão deve englobar uma série de marcas de roupas e móveis.
A empresa acabou entrando na mira da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) em meio a um processo antitruste. As investigações apuram se a Amazon usou informações de concorrentes para desenvolver produtos próprios, e também a produção de itens muito semelhantes aos vendidos por seus rivais.
Fim de marcas conhecidas
A reportagem publicada pelo Wall Street Journal informa que a gigante da tecnologia e do e-commerce manterá somente três linhas internas, suspendendo outras 27. Com a decisão, a venda de produtos com etiquetas Lark & Ro, Daily Ritual e Goodthreads será encerrada.
A publicação também indicou que outras marcas continuarão sendo vendidas no site da Amazon enquanto durarem os estoques, mas serão encerradas completamente após as peças esgotarem.
Após o fim do processo, a empresa manterá apenas as linhas Amazon Essentials, Amazon Collection e Amazon Aware.
“Sempre tomamos decisões com base no que nossos clientes desejam e aprendemos que os clientes procuram nossas maiores marcas — como Amazon Basics e Amazon Essentials — por um ótimo valor com produtos de alta qualidade a preços excelentes”, disse vice-presidente da Amazon Private Brands, Matt Taddy.
A companhia também abandonou marcas próprias de móveis, como Rivet e Stone & Beam. Segundo a Reuters, Taddy teria afirmado que se os produtos “não atraem os clientes, vamos descontinuá-los e buscar outras oportunidades para atender melhor às suas necessidades”.
Ainda não há confirmação sobre a quantidade exata de linhas extintas, mas a ideia é que a Amazon Basic, que rotula produtos domésticos e tecnológicos, seja o novo foco em detrimento de dezenas de outros nomes.