Há três anos e meio no país, a CNN Brasil está passando por um momento de incertezas sobre seu futuro a médio e longo prazo. Dentre as questões enfrentadas pela emissora, está a mudança de endereço da sede em São Paulo e até mesmo uma possível mudança de nome. A alteração surge devido a uma negociação que está em andamento com a CNN nos Estados Unidos, visando reduzir os valores pagos pelo uso da marca. No entanto, não houve sucesso até o momento.
Veja também: Por que a Globo está demitindo? Saiba o que muda na emissora após cortes em massa
Há um contrato em vigor de licenciamento da marca no Brasil, assinado em 2019. Por meio dele, ficou estabelecido que a empresa deverá desembolsar US$ 12 milhões (Cerca de R$ 59,5 milhões) a cada três anos para a Warner Bros Discovery, dona da CNN. Assim, as negociações têm o intuito de reduzir esse valor para algo que condiz melhor com a realidade do mercado brasileiro. O contrato é valido por 15 anos.
Caso a CNN Brasil não consiga uma negociação aceitável, outras opções estão em jogo. Uma suposta pesquisa teria sido feita pela Quaest para descobrir o conhecimento que os assinantes da TV por assinatura possuíam da Itatiaia, outra empresa de mídia pertencente ao grupo dono da CNN Brasil. Os desdobramentos podem ser, no entanto, nada favoráveis.
O que irá acontecer com a CNN Brasil?
Em Brasília, a CNN Brasil e a Itatiaia já dividem o mesmo ambiente de trabalho. No entanto, ao ser procurada pela Folha, a CNN Brasil informou que não há planos para trocar de nome. Além disso, a Quaest também negou que tenha feito qualquer pesquisa envolvendo a emissora.
Na última semana, a empresa realizou uma série de demissões em seu time, incluindo Rafael Colombo, Janaína Paschoal, Roberto Nonato e Marco Antônio Villa. Com isso, o vice-presidente de Jornalismo e Operações da CNN Brasil, Virgílio Abranches, se reuniu com a equipe, afirmando que novos cortes devem acontecer nas próximas semanas.
Por fim, há um entendimento nos bastidores de que o investimento altíssimo feito nos primeiros dois anos da emissora no Brasil não teve o retorno esperado. A própria sede na Avenida Paulista foi considerada por muitos como um exagero em investimento. Assim, Abranches afirmou na reunião que a CNN Brasil está em busca por uma nova sede mais espaçosa e que custe menos que a atual.