Falência? CNN Brasil faz corte de profissionais e pode até trocar de nome

Após realizar uma rodada de cortes entre seus jornalistas, CNN anunciou que está em busca de uma nova sede para diminuir seus custos.



Há três anos e meio no país, a CNN Brasil está passando por um momento de incertezas sobre seu futuro a médio e longo prazo. Dentre as questões enfrentadas pela emissora, está a mudança de endereço da sede em São Paulo e até mesmo uma possível mudança de nome. A alteração surge devido a uma negociação que está em andamento com a CNN nos Estados Unidos, visando reduzir os valores pagos pelo uso da marca. No entanto, não houve sucesso até o momento.

Veja também: Por que a Globo está demitindo? Saiba o que muda na emissora após cortes em massa

Há um contrato em vigor de licenciamento da marca no Brasil, assinado em 2019. Por meio dele, ficou estabelecido que a empresa deverá desembolsar US$ 12 milhões (Cerca de R$ 59,5 milhões) a cada três anos para a Warner Bros Discovery, dona da CNN. Assim, as negociações têm o intuito de reduzir esse valor para algo que condiz melhor com a realidade do mercado brasileiro. O contrato é valido por 15 anos.

Caso a CNN Brasil não consiga uma negociação aceitável, outras opções estão em jogo. Uma suposta pesquisa teria sido feita pela Quaest para descobrir o conhecimento que os assinantes da TV por assinatura possuíam da Itatiaia, outra empresa de mídia pertencente ao grupo dono da CNN Brasil. Os desdobramentos podem ser, no entanto, nada favoráveis.

O que irá acontecer com a CNN Brasil?

Em Brasília, a CNN Brasil e a Itatiaia já dividem o mesmo ambiente de trabalho. No entanto, ao ser procurada pela Folha, a CNN Brasil informou que não há planos para trocar de nome. Além disso, a Quaest também negou que tenha feito qualquer pesquisa envolvendo a emissora.

Na última semana, a empresa realizou uma série de demissões em seu time, incluindo Rafael Colombo, Janaína Paschoal, Roberto Nonato e Marco Antônio Villa. Com isso, o vice-presidente de Jornalismo e Operações da CNN Brasil, Virgílio Abranches, se reuniu com a equipe, afirmando que novos cortes devem acontecer nas próximas semanas.

Por fim, há um entendimento nos bastidores de que o investimento altíssimo feito nos primeiros dois anos da emissora no Brasil não teve o retorno esperado. A própria sede na Avenida Paulista foi considerada por muitos como um exagero em investimento. Assim, Abranches afirmou na reunião que a CNN Brasil está em busca por uma nova sede mais espaçosa e que custe menos que a atual.




Voltar ao topo

Deixe um comentário