Empresária cospe em Uber: motoristas avaliam passageiro e podem bani-lo?

Após um vídeo polêmico envolvendo motorista e passageiro, os usuários querem saber: os passageiros também são avaliados na Uber?



Um vídeo que está circulando na internet mostra uma situação bastante polêmica envolvendo uma passageira e um motorista de Uber. No vídeo, o motorista se recusa a fazer a viagem pela modalidade “pagar na próxima corrida”, logo pede para que a passageira desça do carro e solicite outro veículo. Inconformada com a situação, ela xinga o motorista e ainda cospe no rosto do trabalhador.

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Com essa situação, muitos internautas se perguntaram quanto à avaliação da passageira no aplicativo, o que levantou um debate. Sendo assim, vale ressaltar que não são apenas os motoristas que acabam avaliados na plataforma. A Uber possibilita que os trabalhadores avaliem os passageiros, o que pode gerar banimento do usuário por mau comportamento.

O motorista, que grava as suas corridas por questão de segurança, publicou o vídeo nas redes sociais para expor a situação que viveu; contudo, como o indivíduo revidou o cuspe, a Uber informou que ambas as contas foram suspensas e que já estão apurando o caso.

Posicionamento da Uber

De acordo com o comunicado divulgado pela Uber, a empresa afirma que espera o seguinte: “Motoristas parceiros e usuários não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente às autoridades policiais sempre que se sentirem ameaçados ou entenderem estar sendo vítimas de ações ilegais, como fraudes ou golpes. Ofender e agredir a outra parte são claras violações do Código da Comunidade Uber e são atos que podem levar à desativação permanente das contas envolvidas”.

Além disso, a plataforma explicou que os motoristas têm a permissão de gravar as imagens por questões de segurança, mas são proibidos de publicar as mesmas nas redes sociais. Ademais, em relação à modalidade citada pela passageira, a Uber informou que não oferece essa forma de pagamento.

“Não existe função de ‘pagar na próxima’. O aplicativo apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário”, esclareceu.

Associação dos Motoristas criticam posicionamento

De acordo com o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo (Amasp), Eduardo Lima de Souza, esse tipo de comportamento da passageira é mais comum do que se imagina.

Eduardo criticou o posicionamento adotado pela Uber em relação aos casos:

“As plataformas só dão suporte, se a agressão for por parte dos motoristas contra passageiros. Sobre os banimentos, as empresas dizem que banem, mas ninguém tem confirmação disso”, finalizou o presidente da Amasp.




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