40 graus no inverno: confira o efeito do El Niño nas capitais brasileiras

Onda de calor que atinge boa parte do Brasil é resultado do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico.



Em pleno inverno no Hemisfério Norte, os brasileiros enfrentam uma onda de calor intensa que elevou as temperaturas a níveis recordes no mês de agosto. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), seus efeitos serão sentidos até sexta-feira (25).

Leia mais: Nem só de calor vive o Brasil: chove FORTE nestes estados hoje (24/08)

Os termômetros marcam até 5ºC acima da média histórica para o período em muitas cidades. A onda de calor se espalha desde o norte do Paraná até o sul da região Norte, abrangendo quase todos os estados do país.

Em Cuiabá, as temperaturas ficaram acima de 40ºC em três dias deste mês. O calor chegou a 33ºC em Brasília e superou essa marca no Rio de Janeiro, atingindo 33/7ºC na última terça-feira (22).

O aumento das temperaturas é reflexo do El Niño, fenômeno caracterizado por aquecer as águas do Oceano Pacífico.

Recordes de temperatura

A tendência é que agosto supere o recorde do mês passado, que foi o julho mais quente da história desde 1962, quando teve início a série histórica. A MetSul projeta quebra de recordes de temperatura em diversas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá.

Seis cidades brasileiras marcaram acima de 40ºC na última segunda-feira (21), sendo que quatro delas ficam no Piauí. Confira as marcas:

  1. Pedro Afonso (TO): 40,8ºC
  2. Oeiras (PI): 40,6º C
  3. Bom Jesus do Piauí (PI): 40,5ºC
  4. Floriano Peixoto (PI): 40,4ºC
  5. Alvorada do Gurguéia (PI): 40,3ºC
  6. Balsas (MA): 40ºC

A recomendação dos especialistas é evitar a exposição ao sol em horários de pico, manter a hidratação constante, usar roupas leves e acessórios como chapéus, bonés, óculos e outros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário