Limpar os cômodos de uma casa não é nada fácil e normalmente exige bastante esforço físico. Sendo assim, existem algumas dicas que as pessoas costumam seguir para facilitar ao máximo esse processo, mas não são benéficas.
Veja também: Como desentupir a pia usando sal: truque vai facilitar a limpeza da cozinha
Aplicar os produtos corretos e manter a frequência adequada são fatores fundamentais na hora de higienizar cada um dos espaços. Portanto, comece a verificar se os seus métodos realmente funcionam da maneira esperada ao conhecer os erros que mais acontecem na limpeza.
Estes são os 5 erros que costumam acontecer na limpeza de casa
1. Aproveitar o mesmo produto em diferentes ambientes
Não é correto usar um mesmo produto, por mais que ele seja multiuso, em todos os cantos da casa. Afinal, certos locais exigem a ação de desinfetantes, como o banheiro e a cozinha. Além disso, uma substância desenvolvida para limpar azulejos pode danificar revestimentos delicados feitos de madeira e gesso.
2. Utilizar um único pano para vários cômodos e mobílias
O pano acaba acumulando bactérias e outros microrganismos que podem ser transferidos facilmente. Desse modo, evite o compartilhamento de panos, vassouras e demais utensílios usados na remoção de sujidades, que devem ser individuais.
3. Fazer misturas com diversos produtos de limpeza
Você sabia que misturar detergente e água sanitária pode causar uma reação química extremamente tóxica? Logo, comece a tomar cuidado com certas misturas caseiras que são fatais e prejudiciais à saúde. Quanto a essa combinação, a exposição prolongada aos componentes da mistura, leva a crises respiratórias.
4. Ignorar a separação para a coleta seletiva do lixo
Os esforços de cada família na separação da coleta seletiva do lixo, é de extrema importância para facilitar o trabalho da reciclagem. Dessa maneira, separe pelo menos os resíduos orgânicos daqueles que são descartáveis ou recicláveis.
5. Exagerar na quantidade de água durante o enxágue
Os brasileiros têm o hábito de jogar bastante água nos pisos e nas paredes, na tentativa de agilizar a limpeza. Contudo, essa prática só atrapalha, principalmente quando ocorre a diluição de agentes limpantes, que deixam de agir. Diante desse erro, economize determinados recursos, usando o mínimo possível.