Infelizmente, nem todos reconhecem a importância de verificar as consequências de determinadas dicas domésticas. Nesse caso, reunir duas substâncias químicas diferentes para limpar a casa significa assumir o risco de ter a saúde prejudicada.
Veja também: PARE agora! 5 hábitos de limpeza que atrasam sua vida ou a colocam em risco
É preciso ficar atento às orientações de limpadores que exigem diferentes componentes em uma única solução. Afinal, se houver exposição a esses agentes, é possível sentir sintomas desagradáveis e ter o corpo intoxicado. Entenda.
Estas são as misturas de produto de limpeza mais perigosas
1. Água-oxigenada e vinagre
As moléculas de água-oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, são altamente instáveis. Logo, em contato com o vinagre, que apresenta ácidos que despertam essas partículas inflamáveis, ocorre a formação da paracetila. Isso equivale a uma explosão capaz de causar ferimentos e graves acidentes.
2. Água sanitária e desinfetante
O uso da água sanitária já é preocupante quando feito sem luvas, máscara e outros cuidados, devido ao excesso de cloro. Nesse sentido, a composição do desinfetante aumenta a propagação da cloramina no ar, levando a crises respiratórias. Essa situação é especialmente preocupante em pacientes asmáticos e alérgicos.
3. Água sanitária e álcool
Outra mistura popular que apresenta diversos riscos é a água sanitária, ou seja, o hipoclorito de sódio e o álcool. Ambos são reagentes que formam o clorofórmio, subproduto tóxico que também causa falta de ar. Lembre-se que inalar uma quantidade mínima desse gás é suficiente para provocar desmaios e convulsões.
4. Alvejante e vinagre
Por fim, um dos mais preocupantes é o alvejante que leva hipoclorito de sódio e ácido acético. Visto que os dois liberam cloro gasoso, as chances de alguém se contaminar e ter danos nos pulmões é alta. Sendo assim, evite ao máximo reunir esses dois produtos acessíveis, que devem ser usados separadamente.
Por mais tentador que seja facilitar o dia a dia da limpeza, priorize o seu bem-estar, porque os casos de intoxicação por essas misturas não são raros. Portanto, vale ressaltar que crianças, grávidas, animais e idosos estão ainda mais suscetíveis.