Faça as malas: lista das 10 capitais mais seguras do Brasil em 2023 é divulgada

Ranking usou dados do IBGE como base para elencar as cidades mais seguras do território nacional. A primeira da lista chama atenção.



Um dos fatores considerados por muitos brasileiros que pretendem adquirir um imóvel em território nacional é a segurança da localização. E para ajudar nessa procura pelo local ideal, os interessados podem contar com um estudo divulgado em agosto desse ano, elaborado pelo guia imobiliário MySide.

Leia mais: Está de mudança? Estas 5 capitais têm o menor custo de vida do Brasil

A instituição fez um levantamento para identificar quais são as dez capitais mais seguras do país. Para alcançar o resultado, foi feito um estudo no qual cem municípios, que abrangem mais de cem mil habitantes, passaram por uma análise. O principal indicador considerado foi a quantidade de assassinatos por cem mil habitantes.

Confira o ranking!

Conforme mostra a lista, quem estiver procurando por casas e apartamentos em cidades seguras no Brasil deve ficar de olho nesses municípios:

  • 1º Florianópolis;
  • 2º São Paulo;
  • 3º Brasília;
  • 4º Cuiabá;
  • 5º Campo Grande;
  • 6º Goiânia;
  • 7º Belém;
  • 8º Belo Horizonte;
  • 9º João Pessoa;
  • 10º Rio Branco.

Entenda o ‘extra’ por trás do destaque dessas capitais

Segundo as informações divulgadas, a cidade de Florianópolis sai na dianteira da lista devido à alta qualidade de vida proporcionada. Atualmente, o local tem aproximadamente 537 mil habitantes, além de ter uma pontuação de destaque no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É a maior delas entre as capitais brasileiras.

A segunda, São Paulo, é a maior metrópole do país e da América Latina, que já conta com 12 milhões de habitantes e atrai ainda mais moradores e turistas por ofertar programação noturna. Já a terceira colocada, Brasília, chama atenção por apresentar importantes obras da arquitetura. As mais conhecidas foram feitas por Oscar Niemeyer.

A arquitetura também é motivo atrativo para Cuiabá, que recebeu estruturas influenciadas pelos portugueses. Além disso, a cidade é importante no ramo do algodão, derivados de soja e carne bovina. Agora, quem procura um lugar, não só seguro como também arborizado, deve voltar sua atenção para Campo Grande, que tem muitos parques públicos e verde.

A lista também conta com Goiânia, opção interessante principalmente para quem busca explorar a gastronomia local, como pamonha e diversos pratos feitos com base no pequi. Belém, que ocupa o sétimo lugar, pode ser uma alternativa que chama atenção pelas suas atrações culturais, como o Theatro da Paz.

Ainda no ranking, aparece Belo Horizonte, na oitava posição, terra excelente pelas ruas arborizadas e para quem não abre mão dos barzinhos. Inclusive, o local é conhecido também como “Capital Nacional dos Botecos”.

A classificação finaliza com João Pessoa e Rio Branco, que ocupam nono e décimo lugar, respectivamente. Em João Pessoa, além da segurança, outro ponto que pode atrair novos moradores são os hábitos culturais tipicamente nordestinos. Enquanto em Rio Branco, a própria população pode ser um fator a ser considerado, já que é composta por diversas influências, como a indígena e a europeia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário