Todo mundo já está desativando o modo escuro no celular; entenda por quê

Mecanismo parece estar sendo abandonado por parte dos usuários devido ao lado negativo da função. Veja se também deve fazer a troca.



Segundo o levantamento realizado pela empresa Electronics Hub, os brasileiros costumam ficar, em média, 16 horas acordados. Desse tempo, nove horas são voltadas para uso das telas, tanto no computador quanto no celular. Todo esse tempo de uso gera consequências a visão e, por isso, boa parte dos usuários optam por usar o modo escuro.

Leia mais: Isso acontece se você apertar o botão liga/desliga do celular 2 vezes

O modo escuro, como o próprio nome sugere, é a uma opção que pode ser ativada para fazer com que a tela deixe de usar o padrão branco que sempre aparece como o tradicional. Ele será substituído por um padrão com tons mais escuros, visando melhorar a experiência das pessoas ao navegar pelos aplicativos.

O mecanismo traz diversos benefícios, desde reduzir o cansaço visual até elevar a vida útil da bateria, mas uma movimentação tem ganhado força recentemente entre os usuários. Ela consiste justamente em desativar essa função. Entenda o motivo por trás da atitude inesperada.

Modo escuro no celular: pessoas estão desativando recurso?

O mecanismo foi adotado por muitos internautas por proporcionar diversas vantagens; contudo, optar por desativar parece ser a nova tendência. Um dos fatores que impulsionam a decisão é o lado negativo da funcionalidade.

Entre os aspectos mencionados, está a dificuldade na leitura. Ao ativar o modo escuro, as cores claras em textos e imagens, por exemplo, são substituídas por tons mais escuros, o que pode dificultar a leitura devido à redução do contraste. Adicionalmente, a diminuição da nitidez pode resultar em fadiga visual, levando à necessidade de ampliar o tamanho das letras para garantir uma visão mais clara.

Outra desvantagem que tem levado muitos dos usuários a desativar a função está relacionada à tensão ocular que o modo escuro pode causar em certas situações. A razão para isso é que a preferência por esse padrão pode causar o efeito contrário ao esperado, isto é, intensificar a luz proveniente das telas, aumentando ainda mais o contraste em relação ao ambiente.

Essa exposição intensa à luminosidade pode gerar desconforto, irritação e afetar até a qualidade do sono.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário