Vamos encarar a realidade: todos nós conhecemos alguém que parece estar escondendo algo, que age de maneira egoísta e não se importa com os sentimentos dos outros. São aqueles que costumam ser classificados como “mau-caráter”. Normalmente, não queremos alguém assim por perto, mas pode ser inevitável.
Leia mais: Fuja delas: 6 frases tóxicas que todo manipulador usa para te tirar do eixo
O que exatamente essas pessoas escondem por trás de suas máscaras sociais? A seguir, confira seis características obscuras que podem indicar que alguém não é tão confiável quanto parece.
6 características que indicam uma pessoa de mau-caráter
Fique atento aos sinais para não quebrar a cara com alguém que tem segundas intenções.
1. Narcisismo
Pessoas com um péssimo caráter frequentemente têm um amor desproporcional por elas mesmas. Elas se admiram constantemente e esperam que os outros as idolatrem também. A empatia pelos sentimentos dos outros não é uma de suas habilidades mais fortes, já que estão ocupadas demais se admirando no espelho ou coisa do tipo.
2. Psicopatia
Em seguida, temos a psicopatia. Especialistas concordam que a falta de empatia é um sinal preocupante de mau-caratismo. Os psicopatas tendem a ser manipuladores, não confiáveis e não se importam com o impacto de suas ações sobre os outros. Eles podem ser extremamente carismáticos, o que os torna ainda mais difíceis de detectar.
3. Maquiavelismo
O maquiavelismo é outra característica sombria que surge entre aqueles com um péssimo caráter. Pessoas assim têm uma tendência de adotar atitudes cínicas para atender aos seus próprios interesses. Elas não se importam em jogar sujo, se isso as beneficiar, é claro.
4. Sadismo
A lista continua com o sadismo, onde a crueldade e a busca de prazer ou domínio às custas do sofrimento alheio entram em jogo. O sádico é alguém que encontra prazer na dor dos outros, algo que deve ser observado com cautela.
5. Mentira
Mentir é uma característica comum entre as pessoas ruins. Elas distorcem a verdade de acordo com a sua conveniência e não hesitam em contar mentiras repetidamente. A verdade é algo maleável para elas e usado como uma ferramenta para alcançar os seus objetivos.
6. Falta de respeito por limites
Por fim, eles também não têm muito respeito pelos limites dos outros. Agem como se o mundo girasse ao redor deles, não considerando o tempo, os compromissos ou as necessidades dos demais. E se alguém ousar desafiar as suas vontades, podem ficar emburrados e chateados. E até vingativos!