O El Niño tem causado diversos estragos no centro-sul brasileiro, principalmente na região Sul. Na primeira semana de setembro, o fenômeno causou chuvas e tempestades severas na região, superando a média esperada para todo o mês. Com isso, foram registrados alagamentos e mortes, sendo uma das maiores tragédias ocorridas no Rio Grande do Sul.
Veja também: Vítimas de ciclone no RS poderão realizar saque-calamidade do FGTS
No entanto, as chuvas e tempestades ainda não acabaram. De acordo com a previsão do tempo, um novo ciclone extratropical pode causar mais chuvas no Sul do país. Em contrapartida, o tempo firme e quente no centro-norte do Brasil faz com que o ar chegue ao Sudeste, aumentando consideravelmente as temperaturas dos estados da região ao longo da semana.
Baixa umidade e altas temperaturas
Com os ventos quentes vindos do Uruguai, as temperaturas irão subir no Brasil, deixando o dia mais quente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Dessa forma, a previsão indica máxima acima dos 30ºC no interior de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais. Na capital paulista, a máxima fica em 30ºC. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a temperatura máxima não passará dos 26ºC.
Na terça (12), uma nova frente fria começa a atuar sobre a região Sul do país, deixando as temperaturas mais baixas. No restante do país, calor intenso até quarta-feira (13), no qual está previsto temperaturas de até 37ºC em São Paulo. Isso devido à concentração de ar quente sobre o Sudeste, que contribui para o forte calor.
Além das altas temperaturas, que podem chegar aos 40ºC no Sudeste nos próximos dias, o nível de umidade fica em níveis críticos, abaixo dos 20%.
Previsão para o final da semana
Na quinta-feira (14), a frente fria passa a atuar sobre o Sudeste durante a manhã, deixando São Paulo e as regiões de divisa com o Paraná com o tempo nublado. Além disso, chuvas de fraca à moderada intensidade podem acontecer nessas regiões. Conforme a frente fria avança ao longo do dia, as chuvas vão aumentando, porém, sem risco de grandes tempestades. A sensação de frio também retorna aos estados.
A partir da madrugada de sexta-feira (15), a frente fria vinda da Região Sul chega ao sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, causando chuvas e ventanias, porém de baixa intensidade. O fenômeno chega no Espírito Santo e no restante de Minas Gerais no final do dia, aumentando a nebulosidade e causando chuvas pontuais e fracas.