Você já teve aquele momento em que parece que suas orelhas se transformaram em pequenas lareiras? Está tudo tranquilo, e do nada Parece que alguém jogou um isqueiro nelas. E claro, na rodinha de amigos, tem sempre aquele que diz: “Alguém deve estar falando mal de você!” Será mesmo?
Leia mais: Não é superstição, é fé: 3 lugares para adicionar sal e chamar mais dinheiro
Vamos esquecer as superstições por um instante e mergulhar no universo do nosso corpo e descobrir: afinal, por que às vezes nossas orelhas parecem ter sido recrutadas para um churrasco?
Por dentro das orelhas ardentes
Primeiramente, temos que lembrar que nossas orelhas não são como qualquer pedaço de pele. Elas são cheias de vasinhos sanguíneos e nervinhos espertos que, de vez em quando, resolvem chamar a atenção. E aí temos esse fenômeno do “orelhão em chamas”.
Uma das razões mais comuns para esse pequeno show pirotécnico é o famoso constrangimento. Pois é, não basta o rosto virar um pimentão, as orelhas também entram na dança!
Naquele momento em que você está contando uma história e percebe que fez a maior gafe, pode apostar que elas vão querer entrar na festa e roubar a cena.
E os invisíveis, como ficam?
E se não foi gafe, será que foi aquela nova loção que você passou? Ou o brinco novo que comprou na feirinha? Muitas vezes, nossas orelhas podem estar reagindo a coisas que nem sequer vemos. Alguma alergiazinha se manifestando, por exemplo.
Além disso, podem surgir alguns invasores na área. Não, não estamos falando de extraterrestres, mas de germes mesmo! Infecções podem fazer suas orelhas parecerem que estão queimando. E nesse caso, melhor não deixar pra lá e correr pro médico.
E quem disse que só o calor faz arder? Se você saiu no frio e esqueceu de proteger bem as orelhas, pode ser que elas estejam querendo te dar um sinal.
E além disso tudo, várias condições de pele também podem deixar suas orelhas mais quente. Psoríase, eczema, ou simplesmente uma pele mais sensível podem ser os causadores.
E agora, o que fazer com essa queimação toda nas orelhas?
- Compressa geladinha: pode parecer clichê, mas uma boa compressa gelada pode ser o seu melhor amigo nessa hora.
- Dor? Analgésico nelas!: se vier acompanhado de uma dorzinha chata, um analgésico pode ajudar. Mas nada de se automedicar.
- Fuja dos gatilhos: se você descobriu que é alérgico a alguma coisa, melhor dar um tempo.
- Médico sempre: se a ardência não passar ou se vier com outros sintomas, não hesite em procurar ajuda médica.
Aí está! Nossas orelhas têm suas peculiaridades, mas na maioria das vezes, não é nada grave. E o mais importante, sempre que surgir uma dúvida, não deixe de consultar um especialista.