O hábito de comer em restaurantes é uma prática social e cultural que existe há bastante tempo e desempenha um papel significativo na vida das pessoas em todo o mundo. Além disso, promove socialização, exploração cultural e uma experiência gastronômica diversificada.
Veja também: Como tirar mancha de alvejante nas roupas: 2 receitas naturais e poderosas
Mas você sabia que os pratos quentes nos restaurantes não são apenas uma questão de elegância, mas também de qualidade e segurança alimentar? Pois é, existe um mistério por trás dessa prática que muitos restaurantes adotam e que faz toda a diferença na hora de saborear uma refeição. Saiba mais a seguir:
O segredo dos pratos quentes nos restaurantes
Um dos motivos pelos quais os restaurantes servem a comida em pratos quentes é para evitar que ela esfrie rapidamente. Quando a comida está quente, mas o prato está frio, o prato absorve o calor da comida e faz com que ela perca temperatura.
Dessa forma, acaba prejudicando o sabor, o aroma, a aparência e a textura dos alimentos. Já quando o prato está aquecido, ele mantém a comida quente por mais tempo, pois há uma troca de calor entre eles.
Outra razão para os pratos de restaurante serem aquecidos é para eliminar possíveis bactérias e germes que possam estar presentes no prato. Ao expor o prato a uma temperatura alta, ele fica mais higienizado e seguro para o consumo.
Além disso, em alguns casos, a temperatura do prato pode ajudar a formar uma crosta crocante no fundo da comida, que é muito saborosa e apetitosa.
Como fazer em casa?
Se você quer reproduzir esse truque dos restaurantes em casa, saiba que é muito simples e fácil. Isso porque é apenas necessário um forno e de uma forma de alumínio grande.
Diante disso, coloque os pratos na forma, lado a lado, sem sobrepor um ao outro. Ligue o forno e ajuste a temperatura para 80° C. Deixe os pratos aquecerem por cerca de 5 minutos e depois retire-os com cuidado. Pronto!