A previsão do tempo liberada pela MetSul Meteorologia alertou para um novo episódio de calor intenso no Brasil nos próximos dias. As temperaturas esperadas irão superar os valores médicos históricos de temperatura máxima em todas as regiões do país, com chances de quebrar recordes para o mês de setembro e até absolutos.
Veja também: Por que está fazendo tanto calor no Brasil? E a tendência é piorar
O fenômeno acontecerá devido a uma massa de ar extremamente quente que irá cobrir o país nesta semana. Assim, o calor já poderá ser sentido desde hoje (18) em partes do Centro-Oeste e no Sudeste, se intensificando na segunda metade da semana. Com isso, a população deve se manter em alerta devido ao alto risco que o calor causa a saúde.
Segundo a previsão, as temperaturas podem ficar próximas ou acima dos 40ºC nos seguintes estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. Contudo, as temperaturas mais elevadas devem ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, podendo chegar aos 45ºC.
Bolha de calor causará calor extremo
Uma bolha de calor irá se formar entre o Paraguai e o Centro-Oeste, fazendo com que os moradores dessas áreas sintam uma onda de calor extremamente elevada. O fenômeno se assemelha a uma tampa de panela, visto que há uma área de alta pressão em que o ar quente se espalhe para outros locais.
Dessa forma, a cidade de São Paulo será uma das que a temperatura pode bater recordes durante a semana, chegando a temperaturas entre 37ºC a 37ºC. No interior do estado de São Paulo, os termômetros podem passar dos 40ºC. A mesma situação é esperada no Centro-Oeste do país. Em Goiânia (GO), a temperatura esperada ficará próxima dos 40ºC, enquanto Cuiabá (MT) pode chegar muito perto dos 45ºC.
Por fim, as autoridades alertam para os altos riscos que tal condição climática traz para os brasileiros. Com o calor intenso, o risco de desidratação, queimaduras solares e insolação se eleva. Assim, é extremamente importante aumentar a quantidade de líquidos ingeridos e evitar fazer atividades locais abertos ou ficar exposto ao sol nos períodos mais quentes.