A tendência de morar em espaços reduzidos está se tornando cada vez mais comum. Para os amantes das plantas, pode ser um desafio saber quais espécies se adaptam bem a cantinhos menores, com pouco sol e espaço limitado.
Veja também: Ih, vai para lá, chatice: 5 plantas afastam gente irritante da sua casa
Diante disso, o primeiro passo, segundo a arquiteta Ana Rozenblit, do Spaço Arquitetura, é escolher opções de fácil manutenção. Em seguida, pense fora da caixa. “Não necessariamente você precisa estar com o verde na varanda. Eu gosto muito de trabalhar com parede vertical, natural e com vasos, apostando em diferentes alturas”, comentou Ana em entrevista à revista Casa e Jardim. As outras falam também marcam presença na mesma revista.
9 plantas para cultivar em espaços pequenos:
1. Peperômia
Em primeiro lugar, para espaços com vasos pequenos, a paisagista Rayra Lira sugere a peperômia. “Elas podem enfeitar a mesa de trabalho de quem faz home office, as prateleiras e até mesmo o banheiro, em cima de uma pia”, disse à revista Casa e Jardim.
Ou seja, essa versatilidade se deve à facilidade de cuidado da peperômia. “Basta regar diariamente no verão e a cada dois dias nas outras estações. Evite locais com luz solar direta, pois nessas condições, suas folhas perdem a coloração”, explicou Rayra.
2. Jade
A jade é perfeita para esquecidos, pois armazena água em suas folhas. “É uma planta versátil, que se adapta a climas quentes com sol ou locais mais sombreados. Pode decorar varandas ou móveis dentro de casa”, comentou Rayra.
No entanto, ela alerta para quem tem animais de estimação e crianças: “a jade é venenosa, portanto, não é aconselhável deixá-la ao alcance de cachorros, gatos e crianças”.
3. Suculentas
As suculentas são extremamente versáteis. “São ideais para quem gosta de ter plantas em casa, mas tem pouco tempo para cuidar. Com boa iluminação, as suculentas crescerão felizes e saudáveis”, explicou Rayra.
Além disso, os cuidados também são simples: atente-se para não molhar as flores, que podem cair. Faça uma rega generosa apenas uma vez por semana em dias quentes e a cada duas semanas em períodos frios.
4. Rosa de Pedra
A arquiteta Juliana Barros sugere a rosa de pedra para quem tem pouco tempo disponível. “Ela armazena água e tolera diferentes temperaturas, seja no verão ou inverno. É uma planta de baixa estatura, ideal para qualquer cantinho”, comenta. No entanto, assim como a Jade, é tóxica para animais de estimação e crianças.
5. Cactos
Compartilhando o posto de favoritos com as suculentas, os cactos são uma excelente escolha. “Originários de regiões áridas, eles são especialistas em sobrevivência e se adaptam a diversos ambientes”, disse Juliana à revista.
Por outro lado, quanto à rega, eles preferem ser regados abundantemente a cada 15 dias. Sobretudo, os cactos também gostam de locais ensolarados e arejados, mas podem se adaptar a qualquer cantinho da casa.
6. Bambu-da-Sorte
O bambu-da-sorte, favorito de Juliana, é perfeito para os seguidores do Feng Shui. “Além de sua beleza, a filosofia oriental acredita que ele traz boa sorte. É uma planta ideal para apartamentos, com cuidados relativamente fáceis”, apontou.
Dessa forma, certifique-se de proporcionar luz indireta e manter o solo sempre úmido, sem exagerar na rega. Nesse sentido, como crescem verticalmente, é recomendável transplantá-los ou podá-los conforme necessário.
7. Dracena-Pau-d’Água
Já o Engenheiro Agrônomo, Eduardo Funari, da empresa Funari Paisagismo, sugere a dracena-pau-d’água, também conhecida como coqueiro-de-vênus. Desse modo, ele destaca a facilidade de crescimento dessa planta, basta colocar o tronco em um recipiente com água. Ela prospera em ambientes com pouca luz e requer rega a cada 15 dias.
8. Pleomele Verde
Conhecida como dracena, a pleomele verde tem a aparência de uma mini-árvore, cativando aqueles que buscam plantas únicas. “Seu caule é semilenhoso, e ela pode ser cultivada em vasos e locais com pouca luz. A rega deve ser feita uma vez por semana”, explicou Eduardo à Casa e Jardim.
9. Ficus Lyrata
Por fim, amplamente conhecida em projetos de arquitetura e paisagismo, a ficus lyrata não passa despercebida. Portanto, é ideal para ambientes internos, pois não exige muita luz e não tolera o frio (atenção ao ar condicionado). Já quanto à rega, mantenha-a úmida, regando três vezes por semana.