Várias cidades brasileiras serão altamente impactadas com a nova onda de calor nos próximos cinco dias. Segundo um alerta divulgado pelo Inmet no início da semana, as temperaturas ficarão entre 5ºC a 10ºC acima do esperado para esta época do ano. Com isso, a situação chama atenção para os problemas de saúde que podem se agravar nessas condições, além do aumento dos focos de incêndio.
Veja também: Área vermelha: Inmet faz alerta GRAVE sobre onda de calor em 9 estados
Dentre as principais áreas afetadas, estão Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Pará e Maranhão. No Centro-Oeste e no Norte, algumas cidades podem registrar temperaturas máximas acima dos 40ºC. A condição é esperada também no interior de São Paulo. Com as altas temperaturas e a baixa umidade, as vegetações podem acabar pegando fogo, piorando a qualidade do ar e agravando os problemas respiratórios.
Quais cuidados tomar nesta onda de calor?
Pensando em amenizar os transtornos vividos pelos brasileiros devido a nova onda de calor, a Defesa Civil do Distrito Federal fez algumas recomendações para evitar o agravamento dos problemas de saúde. Dessa forma, é de extrema importância que os cidadãos mantenham uma boa hidratação, ingerindo no mínimo 2 litros de água no dia.
Além disso, para aqueles que sentirem grandes incômodos nas vias aéreas, é recomendado umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico gelado, que aumenta a sensação de refrescância. Utilize umidificadores ou toalhas molhadas pela casa, para aumentar a umidade do ar na residência.
Neste tempo seco e quente, é de extrema importância manter os ambientes limpos, visto que isso evita o acúmulo de pó característico dessa época e, consequentemente, reduz as crises alérgicas. Por fim, atenção às atividades físicas nos períodos mais quentes do dia e também a alimentação. Para estas condições, são recomendadas se exercitar nos períodos mais frescos do dia e dar preferência para uma alimentação mais leve.