Pode até parecer loucura, mas uma prática tem se tornado cada vez mais comum: o uso do papel alumínio na chave do carro. Você sabe por que isso é feito por alguns donos de veículos? Entenda agora mesmo como esse cuidado pode reforçar a segurança do seu carro e não dê mais bobeira por aí.
Leia mais: Gasta mais gasolina? 10 mitos e verdades que te contam sobre o ar-condicionado do carro
A ideia fez muito sucesso na internet e começou a circular como uma estratégia eficaz, pois é para reforçar a segurança e evitar ataques de clonagem ou captura do sinal do controle remoto da chave do seu carro. A proteção é feita pelo uso do papel alumínio. Agora faz sentido?
Papel alumínio na chave do carro
O uso do papel consegue bloquear ou pelo menos ajuda a enfraquecer o sinal de rádio emitido pelo controle remoto da chave do carro, no caso daquelas chaves inteligentes e mais modernas. Apesar de serem muito práticas, elas podem facilitar a atuação de criminosos, que tentam interceptar ou capturar o sinal para abrir ou ligar o veículo de forma remota e, assim, conseguem captar e até replicar o código da chave. É um perigo!
Mas ao envolver a chave com papel alumínio, você consegue bloquear ou enfraquecer esse sinal, dificultando a ação dos ladrões. Tem sido uma estratégia de segurança adicional, já que muitas pessoas se dizem mais protegidas ao adotar essa medida, pois acreditam que estão reduzindo a chance de roubo.
Essa preocupação é muito válida, além disso, o custo é praticamente mínimo, já que o papel alumínio é um item de baixo custo em comparação com outras opções que garantem o bloqueio do sinal.
Apesar de ser uma possibilidade, é importante que você saiba que essa técnica não garante 100% de segurança. Lembre-se sempre de deixar a chave do carro em um lugar seguro, distante de portas e janelas, principalmente para tentar evitar o acesso não autorizado. Além disso, estacione sempre em áreas mais seguras para reduzir os riscos.