Nos banheiros públicos, é normal ter inseguranças em relação à higiene do local, porque você não sabe quem usou antes. Ainda assim, papel higiênico não é o item mais recomendado para deixar em cima do vaso sanitário, devido às bactérias.
Veja também: Ir muitas vezes ao banheiro à noite é sinal de ALERTA; saiba o motivo
Embora as pessoas imaginem que se trata de um cuidado, essa atitude só aumenta as chances de contaminação. Logo, entenda o que pode acontecer ao criar uma camada de proteção na privada, visando diminuir o contato.
Conheça os riscos ligados ao forro de papel higiênico no vaso sanitário
1. Facilita a proliferação de microrganismos
Enquanto o papel aumenta a aderência do seu corpo à tampa, os germes conseguem fazer uma ponte até a sua pele. Visto que os espaços compartilhados realmente concentram alta carga viral, não vale a pena arriscar. Lembre-se que a superfície lisa dos vasos é mais limpa do que muitas pias e mesas de cozinha.
2. Não é prático porque o papel absorve umidade
Quem já se arriscou a cobrir o assento, sabe que é muito fácil ficar com pedaços de papel grudados na perna. Imagina que esse material absorveu aquelas gotículas cheias de seres microscópicos e agora está colado em você! Quanto às formas de evitar aborrecimentos assim, acomode-se conforme a postura recomendada.
3. Aumenta o risco de entupimentos da descarga
Outro imprevisto é perceber que os resíduos caíram nos sanitários, ou seja, se houver entupimento, o estabelecimento certamente vai ter prejuízos. Por outro lado, o mau cheiro e a impossibilidade de outras pessoas usarem, gera transtornos. Nesse caso, tenha consciência de que equívocos assim atrapalham a todos.
4. Você fica suscetível a doenças virais e bacterianas
Por fim, não ignore as probabilidades! Afinal, se você ainda não adoeceu, não significa que deve tentar se contaminar. Dito isso, vale ressaltar que no banheiro existem inúmeras bactérias, como a H. Pylori. Essa infecção comum causa dores abdominais, vômitos, diarréia e até desidratação em casos graves.