Até RAM 1500: picapes serão vendidas sem imposto para ESTES brasileiros

Com a aprovação do texto, as picapes poderão ser adquiridas com isenção do IPI. No entanto, é necessário atender aos requisitos exigidos.



Um novo Projeto de Lei (PL) que visa isentar o IPI na compra de picapes para os produtores rurais brasileiros foi aprovado. A medida se aplica a pessoas físicas, tendo sido referendada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Agora, o texto do PL 2.966/2019, proposto pelo senador Irajá (PSD-TO), segue para ser votado pela Câmara do Deputados.

Veja também: Programa automotivo inclui veículos de todos os tipos, até carros voadores.

Em 2019, a proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Assim, a medida isenta o IPI dos veículos de transporte de carga, abrangendo as picapes pequenas, médias e grandes. Além disso, o projeto isenta ainda os veículos de carga que tenham seu peso bruto total (PBT) de até 3,5 toneladas.

Contudo, ainda não está explicitado se o texto irá contemplar os modelos feitos nos outros países do Mercosul na isenção do IPI. Assim, entram os modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Volkswagen Amarok.

Medida abrange diversos modelos de picapes

Caso não tenha a restrição da produção nacional, diversos modelos serão incluídos da medida. Assim, a picape mais vendida atualmente no país, a Fiat Strada, será uma delas. Além disso, até mesmo os modelos mais caros do mercado poderão ser incluídos no projeto, como a Ram 1500 e 1500.

Dessa forma, para ter direito ao benefício, é necessário que o produtor seja pessoa física, que:

  1.  Exerça profissionalmente, na zona rural, atividade de agricultura, pecuária, apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras culturas animais, ou extração e exploração vegetal e animal;
  2.  Tenha inscrição estadual ativa;
  3. Seja detentor de pelo menos 1 (um) módulo fiscal de área;
  4.  Tenha pelo menos 1 (um) empregado registrado em sua matrícula no Cadastro Específico no Instituto Nacional do Seguro Social INSS (CEI).

Por fim, o órgão responsável pela verificação dos requisitos é a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia. Com isso, a medida irá beneficiar os produtores que precisam de picapes para trabalhar, além de ser uma forma de impulsionar as vendas no segmento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário