A onda de calor que chegou ao Brasil parece que não tem hora para ir embora. Os dias estão extremamente quentes. Essa sensação prolongada, principalmente em algumas regiões do país, deixou todo mundo preocupado. A pergunta que não quer calar é: até quando o Brasil ficará nesta condição? Será que há mais calor pela frente em outubro?
Leia mais: Temperaturas de até 41ºC marcam o fim do inverno; confira a previsão do tempo
Quando as ondas de calor tomam conta, as temperaturas médias ficam muito acima do que era esperado para a estação do ano. Esses são eventos climáticos que podem durar dias, semanas ou até mesmo meses. A grande preocupação é que as ondas de calor podem ter vários efeitos, como causar riscos à saúde, provocando mais insolação e desidratação, principalmente em idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde preexistentes.
Até quando lidar com a onda de calor no Brasil?
Além disso, elas causam secas e incêndios florestais, o que provoca fortes impactos ambientais. É muito importante ficar de olho nos avisos meteorológicos, já que há alerta em muitas regiões para que todos se protejam ainda mais das ondas de calor. É fundamental se manter sempre hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e devemos procurar lugares mais seguros para nos proteger desse forte calor.
Se você está se perguntando até quando essa onda de temperaturas altas deve durar, saiba que a persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica deve começar a enfraquecer somente no final deste mês de setembro, principalmente nas regiões Sudoeste e Centro-Oeste.
Claro, isso não quer dizer que é o fim das altas temperaturas, pois novos períodos de calor podem surgir ainda até o final da primavera, ao longo do mês de outubro. Muito disso é influência do fenômeno El Niño, que deixa a primavera quente e altera as frentes frias na América do Sul. Com menos chuvas, mais horas de sol e calor, é bom se preparar para mais dias de altas temperaturas ao longo da primavera.