Não é só dieta e exercício: ciência descobre o fator X para viver muitos anos

Especialista aponta que, enquanto a positividade tem seu valor, seu efeito sobre a longevidade pode não ser tão grande quanto se imagina.



Quando pensamos no que poderia ser o segredo para uma vida longa, muitas vezes imaginamos dietas equilibradas, exercícios físicos regulares e até uma pitada de otimismo. No entanto, segundo pesquisas recentes, parece que há um ingrediente muitas vezes esquecido nessa receita: a consciência.

Leia também: O poder dos 30 anos: 8 escolhas inteligentes que só chegam com a maturidade

David Watson, professor de psicologia da personalidade na Universidade de Notre Dame, aponta que, enquanto a positividade tem seu valor, seu efeito sobre a longevidade pode não ser tão grande quanto se imagina.

Acho que os efeitos de apenas ser positivo são exagerados”, ele declara. Em vez disso, as qualidades como organização e disciplina parecem ser mais cruciais.

Traços de personalidade

Mergulhando no “Modelo dos Cinco Fatores” da psicologia, descobrimos que a personalidade de uma pessoa pode ser categorizada em cinco grandes traços:

  • Abertura
  • Consciência
  • Extroversão
  • Agradabilidade
  • Neuroticismo

E dentre esses, é a consciência que se destaca. Essa característica, que engloba a capacidade de se organizar e ter disciplina, é o que muitas vezes guia pessoas a tomarem decisões mais saudáveis, como moderar o consumo de álcool e optar por uma dieta balanceada.

Watson é enfático: “Pessoas conscientes também têm taxas mais baixas de acidentes e melhores comportamentos de saúde”. Como resultado, quanto mais consciente alguém for, maior será sua expectativa de vida.

O aspecto animador é que, ao contrário do que alguns podem pensar, a consciência não é uma qualidade imutável. Watson menciona que já existem workshops voltados para aprimorar a autorregulação das pessoas.

A ideia básica é que se você quer aumentar sua consciência e agir com mais consciência, suas atitudes podem, sim, melhorar seus comportamentos”, afirma.

Mas, antes que alguém pense em descartar a atitude positiva, Watson nos lembra de sua importância. Enfrentar desafios com um olhar otimista tem um papel na longevidade. “Pessoas psicologicamente saudáveis se recuperam mais rápido”, destaca. “Elas são capazes de dizer a si mesmas: ‘Isso não é grande coisa’, e encontram maneiras de voltar ao equilíbrio“.




Voltar ao topo

Deixe um comentário