Na hora de comprar um carro, os consumidores frequentemente lidam com uma série de dúvidas, que vão desde a escolha do modelo mais potente e econômico até a decisão entre veículos novos, seminovos ou usados. São diversas as incertezas que passam pela mente dos clientes que estão em busca do melhor negócio, não é mesmo?
Leia mais: A partir de R$ 72 mil: top 5 carros hatchs mais baratos do Brasil em 2023
Para seguir pela melhor decisão, vale a pena ficar de olho no movimento do mercado. A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) aponta, por exemplo, que o setor de carros usados e seminovos cresceu em um percentual de 4,6% no primeiro semestre desse ano.
Segundo o que foi divulgado pelo portal Terra, esse crescimento pode ter sido impulsionado pelas vantagens que um veículo usado ou seminovo pode apresentar em relação a um zero-quilômetro. O diretor da startup de mobilidade Kovi, Stefano Mazzaferro, avaliou que esse cenário é promissor e ainda fortalece a preferência dos brasileiros pelos veículos usados.
Por que optar por carros usados?
O executivo ainda destacou que o bom custo-benefício é o que atrai os compradores e, quando todo processo de compra é realizado com um vendedor de confiança, as chances de a pessoa fechar negócio são bem altas. Mazzaferro ressaltou ainda que os modelos com mais de três anos de uso estão passando por uma queda nos preços, o que está deixando o contexto de compra mais propício para os interessados.
O site divulgou uma lista mostrando as razões para optar pelo carro usado em vez de um zero-quilômetro. Entre os fatores estão, claro, o menor custo, incluindo também as taxas mais em conta em relação à documentação e regularização. Os valores do seguro também podem sair mais em conta do que os que cobrem os modelos recentes.
Lembrando que o serviço também avalia endereço, perfil do motorista e outros fatores.
Outro ponto é que os consumidores vão encontrar mais opções usadas, no que diz respeito à marca e categorias, como compactos, hatches e sedans. Mais um fator é a depreciação. Nos carros usados, ela é menor do que no zero-quilometro. Vale mencionar também a facilidade de negociação e parcelas mais em conta, condições importantes para quem deseja economizar.