Trocar de carro é uma decisão importante que envolve diversos fatores. Geralmente, as pessoas optam por trocar de carro por razões como a necessidade de um veículo mais seguro, eficiente em termos de combustível, com maior capacidade de carga ou simplesmente para ter um carro mais novo e atualizado.
Veja também: De picapes a SUVs: TOP 7 carros mais aguardados no Brasil em 2023
Entretanto, antes de fazer essa troca, é essencial considerar seu orçamento, as opções disponíveis no mercado, o valor de revenda do seu carro atual e suas necessidades de mobilidade. Isso porque, ainda em 2023, alguns carros vão sair de linha. Confira a lista atualizada e saiba mais sobre eles:
Carros que vão sair de linha em 2023:
1. Chevrolet Cruze
Na linha da Chevrolet, as mudanças começam com o encerramento da produção do Cruze. Tanto a versão hatch quanto a sedã deixarão de ser fabricadas na planta de Rosário, na Argentina, onde estavam em produção desde 2016.
Atualmente, o Cruze sedã mais acessível parte de R$ 149.390, enquanto o hatch é comercializado apenas na versão RS, com preço de R$ 168.990.
2. Chevrolet Camaro
O esportivo Camaro é outra baixa na Chevrolet. Com a crescente popularidade do rival Mustang, o Camaro perdeu espaço no mercado brasileiro. Surpreendentemente, até abril de 2023, apenas 14 unidades foram emplacadas, de acordo com dados da Fenabrave.
Diante disso e em uma comparação direta, o Mustang da Ford vendeu 145 unidades no mesmo período. O Camaro deixará de ser vendido não apenas no Brasil, mas também nos EUA, sendo possivelmente substituído por um modelo elétrico.
3. Chevrolet Bolt e Bolt EUV
Os modelos elétricos Bolt e Bolt EUV também têm seus dias contados no Brasil. O Bolt chegou ao mercado brasileiro em agosto do ano passado com um preço inicial de R$ 329 mil, enquanto a versão SUV, o Bolt EUV, foi lançada a um preço mais acessível, de R$ 279 mil, apenas alguns meses atrás.
Desso modo, apenas um lote de 200 unidades será vendido no país. Ambos compartilham o mesmo motor elétrico com 203 cavalos e 36,7 kgfm de torque instantâneo, proporcionando uma autonomia de 390 km para o Bolt e 377 km para o Bolt EUV, segundo o Inmetro.
Além disso, é importante notar que esses modelos também terão a produção encerrada nos Estados Unidos, mas retornarão em uma nova versão com a plataforma Ultium da GM, baterias de longo alcance e melhorias na acessibilidade e tecnologia.
4. Ford Mustang
Enquanto isso, a geração atual do Ford Mustang ainda está à venda no Brasil, mas seu ciclo de vida está chegando ao fim. Restam apenas algumas unidades em estoque, e a próxima versão a combustão deve chegar ao Brasil por volta de meados de 2024. A versão escolhida para o mercado brasileiro provavelmente será a GT, a mesma da geração anterior.
5. Kia Cerato
Já a Kia Motors optou por descontinuar a venda do Cerato no mercado nacional devido à baixa demanda. Nesse sentido, no primeiro semestre deste ano, apenas 14 exemplares do veículo foram vendidos.
No entanto, a marca sul-coreana ainda está avaliando se trará de volta a nova geração do sedan ao Brasil em 2024. O modelo mais recente passou por uma atualização visual em 2021 e conta com um motor 1.6 turbo.
6. Renault Captur
O SUV Renault Captur também se despedirá em breve devido à demanda insuficiente no Brasil. A guerra na Ucrânia teve um impacto direto, já que vários componentes eram importados da Rússia, onde a marca francesa anunciou o fim das operações. Sobretudo, essa decisão afetou diretamente o futuro do Captur no Brasil, que era produzido em São José dos Pinhais (PR).
7. Renault Logan
O Renault Logan também dirá adeus em 2023 e deve dar espaço para um novo SUV da marca francesa em 2024. Com o fim de sua linha se aproximando, o veículo não receberá mais atualizações.
8. Jaguar F-Type
Por fim, o esportivo britânico Jaguar F-Type também está se despedindo após onze anos de estrada, com uma edição especial de despedida. No Brasil, serão disponibilizadas apenas 12 unidades do modelo que celebra os 75 anos da marca nos próximos meses. Assim, o F-Type 75 Years estará à venda por R$ 612.977. Portanto, o fim do F-Type faz parte dos planos da marca de lançar mais carros eletrificados.