Pega a dica: cuidados para usar o ar-condicionado do carro em dias de calor

Em meio a uma das piores ondas de calor da história, o uso do ar condicionado do carro virou rotina para os brasileiros.



A onda de calor que tomou conta do Brasil transformou o uso do ar-condicionado do carro em rotina para os brasileiros. Não há quem aguente rodar por aí sem ajuda para se refrescar nesse calorão, e a sorte de muitos é que até as versões de entrada de carros populares agora vêm com o equipamento.

Leia mais: Fraude do papel higiênico! Polícia investiga marca em que o rolo acaba antes da hora

Com as temperaturas nas alturas, é preciso tomar alguns cuidados para não acabar estragando o aparelho e ficando sem esse grande aliado. Por isso, a dica é tomar alguns cuidados sobre os quais falaremos a seguir.

Cuidados com o ar-condicionado do carro

O aparelho tão amado por motoristas e passageiros deve passar por revisões e manutenções frequentes. Os especialistas indicam a substituição filtro de ar a cada seis meses, mas o prazo pode variar de acordo com o modelo do veículo, então é bom dar uma lida no manual da fabricante.

Um filtro muito sujo fica obstruído e acaba forçando o compressor, reduzindo sua vida útil, o que gera mais gastos para o condutor. Para quem quer evitar esse peso no bolso, a solução é realizar a manutenção dentro do prazo correto.

O mecânico e especialista Pedro Scopino explica que aquela telinha que fica no lugar do filtro de cabine em muitos modelos não é indicada. Ele sugere ao motorista “tirar esse objeto e colocar um filtro de cabine no lugar”, garantindo melhor qualidade para o ar.

Uso correto

Para tornar o ar-condicionado mais eficiente em dias mais quentes, o especialista dá um passo a passo. “Tem que permitir uma ventilação no carro quando está muito quente. Ou seja, é importante abrir os vidros para ter uma troca de ar interno e externo quando o carro está parado no sol”, explica.

Assim que o ar ficar gelado, suba os vidros, espere o ar quente acabar e ligue o circulador de ar. Essas instruções garantem que o veículo pare de buscar ar externo para gelar e trabalhe somente com o que já está na cabine. Após duas horas, é só desativar o circulador.

Outro truque que pode ajudar é o uso de um insulfilm, aquela película protetora nos vidros, dentro das especificações legais. “Insulfilm ruim faz aquecer mais rapidamente o carro. Então, quando você troca por um novo, seguindo as regras e as leis, o ar gela mais rapidamente”, completa Scopino.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário